SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Significados da gravidez e da maternidade: discursos de primíparas e multíparas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Psicol. teor. prat. vol.15 no.1 São Paulo abr. 2013

 

Editorial

 

 

A revista Psicologia: Teoria e Prática, em sua contínua busca por aprimoramento no modo de divulgar o conhecimento científico em psicologia e suas áreas de interface, passa a publicar artigos em cinco seções específicas, que estão alinhadas às principais áreas cobertas pelo Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento e pelo Curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, como descritas a seguir.

Psicologia clínica: divulga trabalhos voltados à saúde mental, em nível individual e coletivo, empregando dispositivos clínicos já consagrados ou em desenvolvimento. Os trabalhos podem enfocar aspectos diagnósticos, prognósticos, psicoterápicos em diferentes modalidades e abordagens teóricas da psicologia, contemplando também estudos em interface com outras áreas da saúde.

Psicologia social: divulga estudos no campo da psicologia social cujos pressupostos teóricos e estratégias metodológicas estejam orientados por uma concepção de sujeito como ser indissociável da sociedade e da história. As possíveis temáticas incluem saúde, trabalho, instituições e violência.

Desenvolvimento humano: divulga estudos sobre desenvolvimento humano e/ou seus transtornos com ênfase na interdependência de elementos biológicos, psicológicos e sociais nos processos de mudanças a partir de diferentes abordagens teóricas. Abrange também estudos sobre o desenvolvimento a partir de modelos experimentais em animais.

Avaliação psicológica: divulga trabalhos que evidenciem estudos psicométricos e/ou aplicação de instrumentos no processo de avaliação psicológica em diferentes contextos de atuação do psicólogo e demais profissionais que trabalhem em interface com a psicologia.

Psicologia e educação: divulga estudos em psicologia na interface com a educação, com base no conhecimento produzido em diferentes abordagens teóricas. Os estudos podem abranger políticas públicas em educação, formação de professores, aprendizagem e práticas inclusivas.

Para cada uma dessas seções, foi designado um editor especializado para permitir agilidade no trâmite e manutenção da qualidade dos artigos publicados. Além disso, para adequar-se aos critérios internacionais de publicação em psicologia, a Revista passou a adotar as normas da American Psychological Association (APA), de acordo com sua 6ª edição, possibilitando assim maior captação de produções internacionais, uma vez que a revista publica artigos em português, inglês e espanhol.

Nesta primeira edição de 2013, há 14 artigos.

A seção de psicologia clínica apresenta quatro artigos que tratam do significado da maternidade e da gravidez, de grupos de apoio para acompanhantes de crianças internadas em uma unidade pediátrica, do processo de revelação do abuso sexual na percepção de mães e da avaliação da percepção de psicólogos da saúde diante da morte. Nessa seção, há ainda uma resenha sobre o livro Ansiedade: terapia cognitivo-comportamental para crianças e jovens, de Paul Stallard.

Na seção de psicologia social, há um artigo sobre o papel do mediador no incentivo à participação das comunidades nas ações de promoção da saúde, outro sobre a descrição de uma intervenção sobre politização em psicologia comunitária, além de um trabalho sobre coesão de grupo em equipes adultas de voleibol do estado do Paraná e uma revisão sistemática sobre estigma internalizado e autoestima.

Na seção de desenvolvimento humano, dois artigos demonstram a interface dessa área com a saúde: um sobre brinquedo terapêutico como coadjuvante ao tratamento fisioterapêutico de crianças com afecções respiratórias e outro, relacionado à psicologia do esporte, sobre a influência do suporte parental no desenvolvimento atlético de jogadoras de futsal.

A seção de avaliação psicológica conta com dois artigos, um vindo da Universidade do Minho, em Portugal, que trata de proposta de metodologias qualitativas para avaliação psicológica no exercício físico, e outro que aborda aspectos relacionados à construção e validação da escala de propensão ao risco específico (EPRE) para população brasileira.

A seção de psicologia e educação apresenta um artigo sobre a psicologia escolar nos anos iniciais do ensino fundamental.

Desse modo, apresentamos aos nossos leitores uma diversidade de temas e abordagens, ressaltando produções de diferentes regiões do Brasil, além da contribuição de pesquisadores portugueses.

Boa leitura!

 

Os editores