SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Functional analysis of antecedent events on children's noncompliance behavior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Psicol. teor. prat. vol.15 no.2 São Paulo Aug. 2013

 

Editorial

 

 

Caros leitores, apresentamos mais um volume da revista Psicologia: Teoria e Prática, composto de 15 artigos que contemplam as cinco seções temáticas do periódico.

Na seção "Psicologia clínica", há dois artigos originais, uma revisão teórica e um estudo de caso, com diversidade de temas e abordagens teóricas. O primeiro artigo original trata da análise funcional de eventos antecedentes ao comportamento de desobediência de crianças, e o segundo aborda aspectos dos relacionamentos amorosos na contemporaneidade sob a óptica dos adultos jovens. O artigo de revisão faz uma análise das repercussões da depressão infantil e materna no brincar de crianças. No estudo de caso, abordam-se a bulimia nervosa e as relações entre aspectos emocionais e rede de apoio social.

A seção "Psicologia social" é composta de dois artigos originais e uma revisão teórica. O primeiro artigo original trata das representações sociais de violência urbana entre policiais civis, e o segundo analisa a deficiência auditiva e o mercado de trabalho. O trabalho de revisão teórica apresenta o perfil da produção científica sobre identidade no campo da teoria das representações sociais.

Na seção "Desenvolvimento humano", há quatro artigos, sendo três originais e um relato de experiência. Os artigos originais tratam da raridade, diversidade e comunidade como índices complementares para o estudo de uma representação social a partir de evocações livres, da instalação de pré-requisitos de leitura para dois alunos com deficiência intelectual e do rastreamento de sinais precoces de transtorno do espectro do autismo em crianças de creches. Além desses artigos, também é apresentado um relato de experiência sobre como estimular a linguagem das crianças nascidas pré-termo.

Na seção "Avaliação psicológica", há três artigos originais sobre os seguintes temas: análise das variáveis idade e sexo no desempenho do teste de inteligência (TI), vocabulário e memória de trabalho como preditores de desempenho em leitura de crianças e características clínicas e sociodemográficas de uma clientela adulta de um serviço de atendimento psicológico.

A seção "Psicologia e educação" apresenta um artigo de revisão teórica sobre bullying escolar no Brasil.

Assim, apresentamos um pouco da grande produção de conhecimento em psicologia no Brasil, contemplando artigos das regiões Sul (Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina), Sudeste (Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo), Norte (Pará) e Nordeste (Pernambuco), além de trabalhos em cooperação com as universidades de Coimbra (Portugal) e Montpellier (França).

Boa leitura!

 

Os editores