SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Abordagem psicodinâmica em um estudo de caso sobre transtorno de personalidade borderline índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Psicol. teor. prat. vol.15 no.3 São Paulo dez. 2013

 

Editorial

 

 

Afim de atender aos objetivos da revista Psicologia: Teoria e Prática, que consistem em difundir conhecimento científico produzido em psicologia e suas interfaces com áreas afins, este número apresenta artigos que englobam diversas modalidades aceitas pelo periódico, tais como: artigos originais, artigos teóricos, relatos de experiência, revisões sistemáticas da literatura e estudos de casos clínicos. Primando pela ampla difusão do conhecimento científico produzido em nosso território, nossos artigos são oriundos das Regiões Sudeste (Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro), Sul (Rio Grande do Sul e Paraná), Nordeste (Paraíba) e Centro-oeste (Goiás e Distrito Federal), e diversos deles resultam de parcerias interinstitucionais. Além disso, contamos com um trabalho internacional produzido na Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, em Portugal.

A seção "Psicologia clínica" apresenta diferentes vertentes teóricas. Os artigos envolvem luto, recuperação pós-cirúrgica, suicídio, abuso sexual e atendimento de pacientes graves, temas que requerem manejo específico e delicado, e estão presentes em diferentes contextos da prática clínica.

Em "Abordagem psicodinâmica em um estudo de caso sobre transtorno de personalidade borderline", as autoras portuguesas abordam aspectos relacionados ao emprego de psicoterapia breve para lidar com uma paciente em contexto institucional.

Com base em um estudo qualitativo realizado com cinco famílias, o artigo "Quando a morte visita a maternidade: atenção psicológica durante a perda perinatal" avalia a intervenção psicológica em situações de luto.

Em "Qualidade de vida em sobreviventes de longo prazo ao câncer de mama: análise da produção científica", os autores apresentam 12 artigos publicados sobre o tema no período de 2000 a 2012 e discutem como o câncer de mama influencia a qualidade de vida após cinco anos da intervenção.

O artigo "Revisão crítica sobre conflitos éticos envolvidos na situação de suicídio" trata da abrangência e da complexidade desse tema e faz uma reflexão sobre a importância de compreender o sofrimento humano envolvido no momento do suicídio.

O trabalho "Cinema e abuso sexual na infância e adolescência: contribuições à formação do psicólogo clínico" apresenta análise sistemática de 21 filmes comerciais lançados num período de dez anos.

A seção de "Psicologia social" é composta de três trabalhos que se destacam por sua relevância social ante a realidade brasileira.

São notórias as conquistas sociais quando observamos os avanços da legislação no que diz respeito à garantia de direitos. Contudo, é sabido que os instrumentos legais não são suficientes para a implantação de novas concepções, conforme se discute no artigo "O acolhimento institucional na perspectiva da nova Lei de Adoção".

Em "Olhares sobre a favela: intervenção junto à Escola de Fotógrafos Populares da Maré", o relato de experiência com oficinas psicossociais, apoiadas em metodologias audiovisuais, apresenta o grande potencial transformador de uma proposta de trabalho com jovens.

O artigo "Relações étnico-raciais e psicologia: publicações em periódicos da SciELO e Lilacs" teve por objeto de estudo as relações étnico-raciais no campo da psicologia. Esse estudo apresenta importantes elementos para refletirmos sobre o posicionamento científico de nossa área ante problemas que têm suas raízes em nossa história colonial, o que é oportuno no momento de muitos debates sobre os rumos da psicologia no Brasil e na América Latina.

A seção "Desenvolvimento humano" apresenta dois estudos empíricos que abordam temas de atualidade na área de desenvolvimento e saúde mental de adolescentes e jovens.

Com base em dados socioeconômicos, as autoras de "Indicadores de autoconceito em adolescentes: autorrelato sobre aspectos positivos e preocupações" apresentam indicadores comportamentais de autoconceito em adolescentes e comparam grupos amostrais de escolas públicas e particulares.

O artigo "Estudo transversal sobre imagem corporal de adolescentes" trata de questões relacionadas à imagem corporal e avalia o grau de satisfação corporal em associação com os estágios da adolescência.

Dois artigos originais compõem a seção "Avaliação psicológica".

Os autores de "Text complexity and eye movements measures in adults readers" investigam padrões de movimentos oculares de estudantes universitários bons leitores durante a leitura de textos com dois níveis de dificuldades e com três tipos de conteúdo: situações cotidianas, textos didáticos e jornalísticos.

O propósito de "Relações entre raciocínio auditivo musical e inteligência" é investigar se o teste de raciocínio auditivo musical avalia uma habilidade específica relacionada ao processamento auditivo ou se o instrumento configura-se como teste de avaliação de inteligência fluida ou de conhecimento específico. Nesse sentido, ambos contribuem para discussões atuais no campo da avaliação psicológica.

A seção "Psicologia e educação" traz dois artigos que abordam a prática profissional no espaço escolar.

O artigo "Situação-limite na educação infantil: contradições e possibilidades de intervenção" aborda a prática no campo da psicologia escolar, na perspectiva de Ignácio Martín-Baró, apontando algumas contradições e possibilidades de intervenção a partir dessa perspectiva teórica.

Em "Desenvolvimento infantil: concepções e práticas de educadoras em creches públicas", discutem-se a prática profissional no espaço escolar à luz da perspectiva histórico-cultural e suas repercussões sobre as interações adulto-criança.

Boa leitura!

Os editores