SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Feminist Functional Analytical Psychotherapy: possibilities of an encounter author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Psicol. teor. prat. vol.16 no.3 São Paulo Dec. 2014

 

Editorial

 

Prezados leitores,

A revista Psicologia: Teoria e Prática veicula mais um fascículo com publicações científicas relevantes dentro das diferentes áreas de conhecimento que têm aderência ao campo da psicologia. Poderão ser apreciados artigos derivados de instituições públicas e privadas nas cinco seções que integram nossa publicação. As publicações contam com autores de referência nacional representando quatro das cinco regiões do Brasil. Os 13 artigos publicados dividem-se em 11 artigos originais, uma revisão sistemática e um artigo teórico.

A seção “Psicologia clínica” expõe um artigo original sobre o encontro dos posicionamentos da Terapia Feminista e da Psicoterapia Analítica Funcional na clínica.

A seção “Psicologia social” constitui-se por três artigos originais: o primeiro descreve a percepção dos universitários sobre inclusão de pessoas com deficiência no trabalho, o segundo trata das representações sociais e estereótipos acerca da aids e pessoas que vivem com HIV/Aids, e o terceiro alude à violência e inserção social do jovem de periferia urbana.

A seção “Desenvolvimento humano” enquadra um artigo original e uma revisão sistemática. O primeiro refere-se à discussão dos dados sociodemográficos, gestacionais e de bem-estar subjetivo das gestantes tardias de baixa renda, e o segundo discute trabalhos sobre prevenção universal de ansiedade na infância e adolescência.

Neste volume, a seção “Avaliação psicológica” conta com quatro artigos originais, sendo um deles redigido em língua inglesa, e um artigo teórico. O primeiro aborda a imagem corporal, ansiedade e depressão em mulheres submetidas à cirurgia bariátrica, e o segundo versa sobre a criatividade em crianças por meio do teste das pirâmides coloridas de Pfister. Ainda dentro do tema da criatividade,­ o terceiro artigo empreende uma análise do desempenho criativo de crianças e adolescentes das cinco regiões do Brasil. O quarto artigo propõe uma indagação sobre como a ordem de apresentação de estímulos modula interferências em testes Stroop-Pareado, e o quinto artigo dessa seção exibe um protocolo interdisciplinar de avaliação neuropsicológica, comportamental e clínica para crianças e adolescentes com queixas de desatenção e hiperatividade, detalhando instrumentos e procedimentos para tomada de decisão nas diversas fases do estudo.

Por último, a seção “Psicologia e educação” oferece dois artigos originais. O primeiro agrupa reflexões na perspectiva da psicologia histórico-cultural a partir de um estudo de caso sobre os sentidos da inclusão escolar, e o segundo relata as ideias de estudantes a respeito da aprendizagem e da não aprendizagem, considerando a teoria piagetiana e os estudos referentes à construção do conhecimento social.

Assim, contribuímos para a divulgação de conhecimento científico na área da psicologia e a ampliação do pensamento crítico sobre temas contemporâneos de pertinência nacional.

Boa leitura!

 

Luiz Renato Rodrigues Carreiro

Editor acadêmico

Creative Commons License