SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Dificuldades de maternagem em um grupo de mães de crianças agressivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Psicol. teor. prat. vol.17 no.1 São Paulo abr. 2015

 

Editorial

 

Prezados leitores,

A revista Psicologia: Teoria e Prática difunde mais um volume de sua produção, no qual apresenta artigos nas cinco seções da publicação com diversidade de temas, abordagens teóricas e expressões de pesquisa das diferentes regiões do Brasil e também de Portugal.

Na seção “Psicologia clínica” há dois artigos originais: um estudo sobre a compreensão psicossocial da depressão pós-parto e um trabalho que trata das dificuldades de maternagem em um grupo de mães de crianças agressivas. Além desses, a seção apresenta um estudo de caso clínico sobre conjugalidade e expectativas em relação à parentalidade em casais homossexuais.

A seção de “Psicologia social” apresenta dois artigos oriundos de estudos originais. Um deles descreve e aborda o seguinte tema: sentidos e arte: pesquisa-facilitação com um grupo de arte. O outro aborda aspectos relacionados ao adoecimento e sofrimento de professores universitários e às dimensões afetivas e ético-políticas que envolvem esses profissionais.

Na seção “Desenvolvimento humano” são publicados três artigos originais. O primeiro é um estudo exploratório realizado com um grupo de dança inclusiva, que discute o tema da educação parental. As autoras desse artigo são filiadas a dois centros portugueses: Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (Braga) e Centro de Competências de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira (Funchal). O segundo trata de associações entre gênero, impacto, intolerância materna e problemas de comportamento em casos de enurese noturna, e o terceiro expõe a visão dos acompanhantes de crianças sobre brinquedoteca hospitalar.

Os dois artigos originais da seção “Avaliação psicológica” discorrem sobre a relação entre impulsividade e comportamento tático de jogadores de futebol Sub-11 e sobre o desempenho de escolares em atenção e funções executivas no Nepsy e inteligência.

Por último, na seção “Psicologia e educação”, apresentam-se dois artigos originais que abordam a relação entre inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral e estresse dos cuidadores e as características das relações entre universitários e seus pares na adaptação acadêmica.

Assim, a revista Psicologia: Teoria e Prática cumpre o papel de veículo de divulgação científica na área da psicologia e interfaces com outras áreas do conhecimento, trazendo à comunidade acadêmica e profissional uma oportunidade para contemplar temas relevantes para nossa atuação científica e profissional.

Boa leitura!

 

Luiz Renato Rodrigues Carreiro

Editor acadêmico

Creative Commons License