SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Psychological intervention for bereaved relatives in pediatric oncology: a literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Psicol. teor. prat. vol.17 no.2 São Paulo Aug. 2015

 

Editorial

 

Caros leitores,

Esta edição da revista Psicologia: Teoria e Prática traz grandes contribuições para o campo da psicologia, em suas diferentes áreas de atuação.

A seção “Psicologia Clínica” conta com dois artigos: uma revisão sobre intervenção psicológica com familiares enlutados em oncologia pediátrica e uma análise de associações entre religiosidade e saúde mental em pacientes com HIV.

A seção “Psicologia Social” apresenta um artigo original e um de revisão. O artigo original descreve projetos futuros de adolescentes privados de liberdade e discute as implicações para o processo socioeducativo. O trabalho de revisão trata da produção científica sobre Acompanhamento Terapêutico (AT) na pós-graduação brasileira.

A seção “Desenvolvimento Humano” traz um artigo teórico sobre diferenças conceituais entre resposta e iniciativa de atenção compartilhada, além de uma resenha crítica sobre o livro Comportamento agressivo na infância: da teoria à prática.

Este número apresenta ainda uma seção temática especial sobre avaliação psicológica. Compõem essa seção seis artigos produzidos pelo grupo de trabalho (GT) denominado “Avaliação Cognitiva e Neuropsicológica” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp). Atualmente, fazem parte desse GT 15 membros, em sua maioria professores que atuam na pós-graduação e graduação (vários com bolsa de produtividade do CNPq) com estudantes de pós-doutorado e doutorandos. Dos integrantes desse grupo, sete atuam em instituições de ensino do Sudeste, quatro no Nordeste, três no Sul e um no Centro-Oeste, o que confere ao grupo uma representação nacional.

Esse GT tem como objetivos criar uma rede de pesquisadores que trabalham na construção de instrumentos e pesquisas na área de avaliação cognitiva e neuropsicológica; estabelecer projetos de pesquisa desenvolvidos em diversas regiões do país; além de produzir publicações científicas para revistas, livros e anais de congressos, possibilitando divulgação de resultados atualizados de pesquisas. Desse modo, a atuação do grupo tem contribuído efetivamente para a ampliação das ferramentas, técnicas e teorias de avaliação nas áreas cognitiva e neuropsicológica. Os objetivos do GT estão associados, assim, à tentativa de reduzir a carência de evidências de validade, precisão e normatização brasileiras atualizadas para os instrumentos existentes, produzindo resultados de pesquisa que possam contribuir para a avaliação psicológica e neuropsicológica dos processos cognitivos.

Nessa seção temática especial, são apresentados diferentes trabalhos que vão ao encontro dos objetivos do GT e contribuem efetivamente para o desenvolvimento da área de avaliação neuropsicológica e cognitiva no Brasil.

O primeiro artigo, “Contribuições da psicometria para os estudos em neuropsicologia cognitiva”, de Caroline Tozzi Reppold, Cristiano Mauro Assis Gomes, Alessandra Gotuzo Seabra, Monalisa Muniz, Felipe Valentini e Jacob Arie Laros, apresenta as contribuições da psicometria para os estudos em neuropsicologia cognitiva e destaca os avanços ocorridos na neuropsicologia cognitiva com base no uso da psicometria.

O segundo artigo, “Funcionamento adaptativo: panorama nacional e avaliação com o adaptive behavior assessment system”, de Tatiana Pontrelli Mecca, Natália Martins Dias, Caroline Tozzi Reppold, Monalisa Muniz, Cristiano Mauro Assis Gomes, Ana Carolina Monnerat Fioravanti-Bastos, Denise Balem Yates, Luiz Renato Rodrigues Carreiro e Elizeu Coutinho de Macedo, consiste em uma revisão da literatura a partir do SciELO e na realização de novas análises estruturais com o Abas-II, um dos principais instrumentos de avaliação de funcionamento adaptativo.

Além desses, outros quatro artigos dos membros do GT completam a seção de avaliação psicológica e contribuem significativamente para a ampliação das ferramentas, técnicas e teorias de avaliação nas áreas de processos cognitivos de inteligência, funções executivas, atenção e linguagem.

Assim, o terceiro artigo dessa seção, “Confiabilidade dos índices fatoriais da Wais-III adaptada para a população brasileira”, apresenta uma nova estratégia de avaliação da confiabilidade dos escores de instrumentos psicológicos, proposta por meio da ortogonalização das variáveis latentes e estimação de índices de confiabilidade aplicados aos índices fatoriais da Wais-III.

Os autores do quarto artigo, “Investigação da estrutura e composição das funções executivas: análise de modelos teóricos”, testaram diferentes modelos teóricos acerca da estrutura e composição das Funções Executivas e sustentam, como resultado, um modelo hierárquico, ou seja, um fator FE geral e componentes específicos.

O quinto artigo, “Habilidades cognitivas ao longo do desenvolvimento: contribuições para o estudo da atenção concentrada”, analisa as contribuições de diferentes estudos que utilizaram testes de atenção por cancelamento para avaliação do desenvolvimento da atenção, em uma amostra normativa de crianças em diferentes faixas etárias e escolaridade. Ademais, compara o desempenho dessa amostra normativa com uma amostra clínica de crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

O sexto artigo, “Avaliação das estratégias de leitura em leitores típicos e disléxicos: abordagem neuropsicológica”, trata do uso e comprometimento específico das estratégias de leitura em estudantes normoléxicos e disléxicos. Com base em dois estudos, esse trabalho aponta que a identificação de processos específicos subjacentes aos desempenhos, como prejuízos específicos nas estratégias alfabética e ortográfica nos indivíduos disléxicos, é característica da avaliação neuropsicológica cognitiva.

Para encerrar as publicações da revista, a seção “Psicologia e Educação” traz um artigo original sobre o perfil cognitivo dos alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e matemática, no qual se abordam as habilidades cognitivas que estão na base das aprendizagens da leitura e da matemática, e que contribuem para a prática pedagógica nessas áreas.

 

Luiz Renato Rodrigues Carreiro
Editor acadêmico

Creative Commons License