SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Diferencias conceptuales entre la respuesta y la iniciativa de atención compartidaContribuciones psicométricas a los estudios de la neuropsicología cognitiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Psicol. teor. prat. vol.17 no.2 São Paulo ago. 2015

 

PSICOLOGIA SOCIAL

Resenha crítica do livro Comportamento agressivo na infância: da teoria à prática, organizado por Juliane Callegaro Borsa e Denise Ruschel Bandeira

 

Critical review: Aggressive behavior in childhood: from theory to practice, edited by Juliane Callegaro Borsa and Denise Ruschel Bandeira

 

Reseña crítica: Comportamiento agresivo en la infancia: de la teoria a la práctica, organizado por Juliane Callegaro Borsa e Denise Ruschel Bandeira

 

 

Juliane ParizI
I Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre – RS – Brasil

Endereço para correspondência

 

 

A preocupação com o comportamento agressivo em crianças e adolescentes vem crescendo em âmbito mundial. A compreensão do fenômeno, o diagnóstico correto e a intervenção mais assertiva urgem nas pesquisas científicas, nos consultórios, nas escolas, nas famílias. Nesse sentido, a obra aqui resenhada destaca-se pelas pertinentes e relevantes contribuições, bem como por ser uma produção científica brasileira. O livro Comportamento agressivo na infância: da teoria à prática contou com 55 autores – psicólogos, médicos, educadores, graduandos e pós-graduandos em Psicologia – que contribuíram com a escrita dos capítulos. As doutoras em Psicologia Juliane Callegaro Borsa e Denise Ruschel Bandeira, além de autoras, também são as organizadoras da obra. Ambas são consideradas referências no assunto por seus estudos e publicações, além de serem professoras e pesquisadoras de grandes universidades do Brasil, orientando trabalhos e pesquisas também nessa área.

O livro começa com uma breve introdução aos comportamentos agressivos na infância, seguida por três partes nas quais estão organizados os 30 capítulos. A primeira parte da obra, intitulada “Compreendendo os comportamentos agressivos e seu desenvolvimento na infância”, é composta por 11 capítulos que abordam etiologia e dados epidemiológicos, como prevalência e preditores, além de situarem as manifestações agressivas dentro das diferentes teorias desenvolvimentais. Essa primeira parte também analisa questões neurológicas e os fenômenos ligados à mídia, bullying e cyber-bullying, comumente associados ao tema da agressividade em crianças e adolescentes. A segunda parte, denominada “Comportamentos agressivos na infância em diferentes contextos”, traz seis capítulos que abordam distintamente a questão da agressividade na infância e na adolescência nos seguintes contextos: escola, família, rua e instituições de acolhimento. A questão dos comportamentos externalizantes também é abordada nessa parte, cujo último capítulo trata da manifestação da agressividade em adolescentes com autismo.

Os 13 capítulos finais do livro constituem sua terceira e última parte, que trata da avaliação e intervenção nos comportamentos agressivos na infância. Nessa parte, apresentam-se algumas metodologias e os principais instrumentos utilizados na avaliação psicológica da agressividade. Descrevem-se as diferentes possibilidades de manejo na escola e na família, e aponta-se o tratamento em diferentes abordagens: psicanálise, ludoterapia, terapia cognitivo-comportamental, tratamento farmacológico, intervenção baseada em evidências e comunidades terapêuticas.

Trata-se de uma obra cujo principal objetivo é ampliar e aprofundar a compreensão a respeito da agressividade, por meio de uma leitura capaz de despertar o interesse em leigos e profissionais da área. Ao propor uma ambiciosa extensão da abordagem a respeito do comportamento agressivo, da teoria à prática, nota-se a cuidadosa organização do conteúdo ante o risco de compilar uma quantidade muito grande de conhecimento, pela abrangência do critério utilizado na seleção dos tópicos. Inicialmente, por meio de ideias mais introdutórias, conceitualizam-se os comportamentos agressivos na infância e na adolescência, e caracterizam-se a manifestação e avaliação destes. Depois, essas ideias são aprofundadas e se integram às teorias, seguidas por uma perspectiva de aplicação e intervenção desses pressupostos.

Mesmo assim, cabe analisar o quanto obras mais específicas podem ser mais úteis a profissionais que já atuam na área e que buscam orientação pontual para sua prática, bem como para leigos que buscam apenas conhecer o fenômeno. Nesse sentido, uma terceira função se aplica ao livro, uma vez que atende parcialmente ao primeiro objetivo, mas oferece muito mais no que tange à abrangência de compreensão, contextos e possibilidades de intervenção nos mais diversos referenciais teóricos. Além disso, cada capítulo parece, por vezes, ser um livro à parte, como no caso daqueles que abordam os fenômenos de bullying e cyber-bullying. Por essa razão, o leitor, desde que esteja minimamente familiarizado com o conceito de comportamento agressivo, pode selecionar os temas e contextos que mais lhe interessam e iniciar a leitura por qualquer capítulo, sem prejuízo da compreensão dos anteriores.

Tendo em vista a carência da literatura científica brasileira em psicologia, uma das importantes contribuições refere-se à compilação bastante abrangente de parte do conhecimento acumulado no Brasil a respeito do tema. Isso permite que grande parte dos autores mais relevantes na área, neste momento no país, trabalhe em parceria e exponha lado a lado as ideias e os resultados de suas pesquisas mais atuais. Outra contribuição é a possibilidade de acessar, em apenas uma obra, as lacunas no conhecimento, apontadas pelos autores na grande maioria dos capítulos, o que clarifica e direciona a necessidade de novas pesquisas no Brasil, sem deixar de sinalizar os trabalhos já realizados e os processos adotados para alcançar os resultados apresentados.

Cabe lembrar que o livro apresenta-se predominantemente sob a ótica da psicologia, mesmo sendo uma leitura acessível a leigos e profissionais, como já mencionado. Por essa razão, é possível hipotetizar a riqueza resultante de uma maior integração teórico-prática com outras áreas do conhecimento, implicadas com os comportamentos agressivos na infância. Uma maior multidisciplinaridade enriqueceria a obra e ampliaria ainda mais a possibilidade de construção de uma visão fidedigna à manifestação do fenômeno na vida cotidiana. Entretanto, talvez, neste momento, ainda não haja no Brasil estudos e publicações em todas as áreas do conhecimento, o que resulta em uma concentração dos autores que têm se destacado no assunto em poucas áreas, entre elas a psicologia.

Ao final, percebe-se a abrangência da obra e a liberdade que ela proporciona ao oferecer um apanhado geral sobre o tema, ao mesmo tempo que se aprofunda pontualmente em contextos e intervenções teóricas específicos. De fato, não obstante o estilo simples e claro da escrita da grande maioria dos capítulos, a organização torna ainda mais acessível a leitura, uma vez que conduz a uma visão sistêmica e não tendenciosa, cabendo ao leitor a tarefa de concordância e posicionamento teórico-metodológico sobre o tema agressividade em crianças e adolescentes.

 

Referências

Borsa, J. C., & Bandeira, D. R. (Orgs.         [ Links ]) (2014). Comportamento agressivo na infância: da teoria à prática. São Paulo: Casa do Psicólogo.

 

 

Endereço para correspondência:
Juliane Pariz
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Psicologia
Rua Ramiro Barcelos, 2.699, 1º andar, Santana
Porto Alegre – RS – Brasil. CEP: 90035-003
E-mail: julianepariz@yahoo.com.br

Submissão: 3.2.2015
Aceitação: 4.3.2015

Creative Commons License