SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Optimism and social support in women with breast cancer: a systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Psicol. teor. prat. vol.18 no.2 São Paulo Aug. 2016

 

EDITORIAL

 

Luiz Renato Rodrigues Carreiro

Editor acadêmico

 

 

Prezados leitores,

A revista Psicologia: Teoria e Prática tem a satisfação de apresentar seu segundo volume de 2016, no qual apresenta artigos nas cinco seções temáticas - psicologia clínica, social, avaliação psicológica, desenvolvimento humano e psicologia e educação -, com diversidade de temas no campo da Psicologia e de suas áreas de interface.

Na seção "Psicologia clínica" são apresentados dois artigos: uma revisão sistemática sobre otimismo e suporte social em mulheres com câncer de mama; e um artigo teórico, cujo título é "Frida Kahlo: considerações sobre o trauma e a reinvenção do corpo".

Dois artigos fazem parte da seção "Psicologia social". O primeiro deles trata do empoderamento e sentimento de injustiça nos trabalhadores da atenção primária do SUS; e o segundo discute o impacto da personalidade multicultural na tolerância à diversidade em alunos de uma universidade portuguesa.

A seção "Avaliação psicológica" apresenta quatro artigos originais. O primeiro discute a relação de afetos e personalidade em estudantes universitários; o segundo faz uma análise das relações entre ansiedade-estado e coesão de atletas de handebol; o terceiro mostra uma reflexão sobre sintomas depressivos e suporte familiar em idosos e adultos em hemodiálise; e o último da seção descreve o uso do Sistema de Pontuação Gradual do Teste Bender (B-SPG) para versão de rastreio.

Dois artigos originais e uma revisão sistemática compõem a seção "Desenvolvimento humano". Os artigos originais tratam de fatores de risco e desenvolvimento sociocomunicativo em prematuros; e sono e comportamento em crianças atendidas em um serviço de psicologia, respectivamente. A revisão sistemática apresenta uma avaliação sobre a análise do comportamento sobre criatividade de três periódicos internacionais.

Na seção "Psicologia e educação", dois artigos originais tratam das salas de apoio pedagógico na concepção de professoras da sala regular e dos significados da escolarização para alunos da educação de jovens e adultos.

Desse modo, a revista Psicologia: Teoria e Prática traz à comunidade acadêmica mais um fascículo representativo da produção científica nacional, além de contribuições internacionais para o conhecimento em Psicologia.

Boa leitura!

Creative Commons License