SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Triagem psicológica: da escuta das expectativas à formulação do desejo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Psicol. teor. prat. vol.18 no.3 São Paulo dez. 2016

 

EDITORIAL

 

Luiz Renato Rodrigues Carreiro

Editor

 

 

Prezados leitores,

Com satisfação publicamos o terceiro volume de 2016 da revista Psicologia: Teoria e Prática. Nesse volume vocês encontrarão artigos das cinco seções que trazem trabalhos originais de pesquisa, trabalhos teóricos que refletem sobre temas relevantes e revisões sistemáticas que nos ajudam a conhecer o status sobre o conhecimento atual de um determinado tema.

Como preconiza as diretrizes de nossa revista, publicamos artigos de expressão significativa no cenário da pesquisa em psicologia do Brasil. As diferentes regiões brasileiras e instituições de pesquisa, diferentes abordagens teóricas e diversidade metodológica poderão ser encontradas nesse volume.

Na seção "Psicologia clínica", há um artigo original sobre triagem psicológica: da escuta das expectativas à formulação do desejo e outro teórico sobre mapeamento das primeiras contribuições metapsicológicas freudianas em relação aos aspectos subjetivos da dor física. Na seção "Psicologia Social", temos um artigo teórico sobre as questões trazidas à psicologia na discussão sobre a redução da idade penal, tecnologias de informação e maturidade.

Dois artigos originais e uma revisão sistemática compõe as contribuições da seção "Avaliação psicológica". O primeiro faz uma análise da confiabilidade de um instrumento sobre crenças em relação à violência familiar, o segundo discute uma escala de qualidade de vida de familiares de pacientes com esquizofrenia. O último artigo dessa seção apresenta uma revisão sistemática sobre Avaliação Psicológica nas pesquisas em equoterapia.

A seção "Desenvolvimento humano" traz uma revisão sistemática sobre os efeitos do nascimento pré-termo nas funções cognitivas de crianças. Compondo essa seção, ainda há dois artigos originais. O primeiro discute o papel da assistência dos cuidadores nas atividades de autocuidado de crianças em acolhimento institucional. Já o segundo, analisa a socialização em creche apresentando um estudo sobre comportamento e brincadeiras de crianças pequenas.

Na seção "Psicologia e educação", três artigos originais completam as contribuições para esse fascículo. O primeiro descreve e analisa a consultoria colaborativa como estratégias para o ensino de leitura e escrita; o segundo apresenta a análise de uma intervenção da psicologia educacional no curso de medicina utilizando-se de Rodas de Conversa e, por fim, há a análise do perfil de estudantes encaminhados para apoio pedagógico.

Desse modo, nossa revista destaca-se como veículo de divulgação e contribui para fomentar discussões críticas no campo da psicologia e suas interfaces no cenário da produção científica nacional.

Boa leitura,

Creative Commons License