SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Traducción, adaptación y evidencia de validez de contenido del inventario de modo de esquema índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Psicol. teor. prat. vol.22 no.2 São Paulo mayo/ago. 2020

 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

Ana Alexandra Osório

Editora-chefe

 

 

Prezados(as) leitores(as),

É com enorme satisfação que apresento o segundo número do 22º volume da revista Psicologia: Teoria e Prática - o primeiro sob a direção da nova equipe editorial. Sinto-me honrada pela oportunidade de liderar esta publicação, um dos periódicos nos estratos superiores do Qualis em Psicologia no Brasil, e agradeço a confiança dos meus colegas da revista. Expresso também o meu compromisso de prosseguir e consolidar o excelente trabalho realizado pelos editores que me precederam, bem como de trilhar novos caminhos para fortalecer a qualidade e visibilidade da revista. Continuamos a ser um periódico com escopo amplo, em que diversas áreas da Psicologia encontram representação. Nossa revista conta com cinco seções - "Avaliação Psicológica", "Psicologia e Educação", "Psicologia Social", "Psicologia Clínica" e "Desenvolvimento Humano" - lideradas por editores de seção especialistas nas respectivas áreas. Essa diversidade faz parte do DNA da revista desde a sua criação em 1999 e favorece a divulgação de estudos de elevada qualidade em várias áreas da Ciência Psicológica básica e aplicada, ampliando o conhecimento sobre fenômenos psicológicos em temáticas e populações diversas. Além desse enfoque na diversidade, continuaremos elevando as exigências de rigor teórico e metodológico na avaliação dos manuscritos que recebemos.

Para este ciclo que agora se inicia, nossa equipe editorial definiu dois desafios principais - ampliação do alcance e impacto internacional das publicações e maior agilidade do processo editorial.

Relativamente ao primeiro ponto, trata-se efetivamente de prosseguir um trabalho já iniciado por editores anteriores. Desde 2017, todos os artigos aceitos são publicados em inglês (podendo ter uma versão em português ou espanhol). Além disso, a revista encontra-se indexada em diversas bases de dados nacionais e internacionais e continuamos trabalhando ativamente para a inclusão nas maiores bases de dados de literatura científica do mundo. Com isso, pretendemos oferecer maior visibilidade aos artigos publicados na nossa revista, ajudando os autores a alcançar um público cada vez mais vasto, catalisando a própria internacionalização. Uma outra iniciativa diz respeito à composição do nosso ilustre conselho editorial. Começo por agradecer aos integrantes do anterior conselho editorial o apoio - a sua chancela sempre será para nós motivo de grande orgulho. Dou as boas-vindas aos integrantes do novo conselho editorial, pesquisadores de referência nas suas áreas de estudo da Psicologia, atuantes em sete países (além do Brasil), distribuídos por três continentes. As mudanças no conselho editorial - mais enxuto e internacionalizado - refletem exigências para indexação em bases de dados internacionais e também a nossa vontade de que a revista alcance cada vez mais o público além-fronteiras.

Quanto ao segundo ponto, aumentar a agilidade do processo editorial é uma grande preocupação da nossa equipe. Sabemos, até pela nossa experiência como autores, como um processo desnecessariamente longo pode ser frustrante. Além disso, o atraso na publicação dos manuscritos pode implicar perdas de inovação e originalidade dos trabalhos e até gerar consequências profissionais. Os tempos de tramitação dependem de vários fatores, nem todos controláveis pela revista. No entanto, e dentro do que está ao nosso alcance, estamos melhorando nossos processos editoriais no sentido de reduzir significativamente o tempo de tramitação. Nesse âmbito, gostaria de compartilhar algumas das iniciativas implementadas: 1. mapeamos todo o nosso processo editorial, identificando potenciais gargalos; 2. criamos um registro interno dos tempos de tramitação para cada seção, no sentido de avaliar continuamente o nosso sucesso na efetiva redução dos tempos; 3. aumentamos o número de editores nas seções com maior volume de submissões. Estamos também estudando formas de automatizar alguns processos, com recurso a softwares de gestão de publicações. Gostaria de deixar um agradecimento especial a todos os revisores ad hoc que colaboram para a revista, generosamente doando o seu tempo e aplicando sua expertise na criteriosa avaliação dos manuscritos. Parte do nosso sucesso em reduzir o tempo de tramitação - o que esperamos que aconteça de forma significativa - será certamente conseguida com os pareceres rápidos dos avaliadores que conosco colaboram. Em suma, relativamente a esse segundo desafio, o nosso objetivo é chegar a um tempo médio de tramitação entre seis e oito meses - desde a submissão pelos autores até a decisão final.

Neste editorial, apresentei os dois principais desafios que, conjuntamente com os editores associados e editores de seção, definimos como prioritários para a revista Psicologia: Teoria e Prática. Por um lado, a ampliação do alcance e impacto internacional da revista e, por outro, o aumento da rapidez da tramitação editorial. O nosso desejo é posicionar a revista como líder nos estratos superiores em Psicologia no país, bem como captar o interesse de pesquisadores internacionais para publicação dos seus trabalhos de elevado nível. Finalizo agradecendo a cada um(a) dos editores associados e de seção a parceria e grande generosidade - o tempo e a atenção que dedicam à revista são determinantes para que possamos cumprir os ambiciosos objetivos a que nos propomos. Agradeço também aos membros do staff técnico e à Editora Mackenzie todo o imprescindível suporte.

Por último, escrevo este editorial em plena pandemia de Covid-19, com muitos (se não todos) de nós vivenciando na primeira pessoa os seus efeitos psicológicos. Considerando a contribuição que a Psicologia pode oferecer para a compreensão dos impactos dessa crise nos indivíduos, nas famílias e na sociedade, a revista Psicologia: Teoria e Prática lançou uma Chamada Especial sobre o tema, aberta até 31 de agosto (decisão final sobre os manuscritos até 31 de outubro). Convido todos os pesquisadores interessados, envolvidos em pesquisas sobre Covid-19, a considerar a submissão de seus trabalhos a essa Chamada.

Creative Commons License