SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Phonological awareness tasks: accuracy in predicting reading and writing difficulties author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Psicol. teor. prat. vol.23 no.3 São Paulo Sep./Dec. 2021

 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

Cristiane Silvestre de Paula

Editora-chefe

 

 

Prezados(as) leitores(as),

Após um período muito produtivo como editora-chefe da revista Psicologia: Teoria e Prática, a Dra. Ana Alexandra Osório passa a ser editora associada, e, com grande honra, assumi sua posição anterior em junho de 2021. Sua gestão de apenas dois anos, em parceria com uma equipe editorial forte e comprometida com a re-vista, deixa visíveis marcas de avanço, com destaque para:

1) O estabelecimento de um conselho editorial com pesquisadores renomados de diversas regiões do Brasil e de outros países da América Latina, América do Norte, Europa e África.

2) A manutenção da publicação de todos os artigos em inglês, aumentando sua visibilidade e potencial de acesso e citação. Vale lembrar que a maioria desses artigos também é publicada em português, mantendo nossa missão de manter acessível o conhecimento científico a todos os leitores. 3) A implantação de fluxo contínuo, que trouxe mais agilidade nas aprovações e publicações.

4) A maior rapidez no processo de tramitação dos artigos. Por exemplo, o tempo entre a submissão e a aprovação dos manuscritos passou de 13 meses em 2019 para nove meses em 2020. Esse período mais reduzido passa a ser um dos destaques de nossa revista em relação a outros veículos brasileiros de Psicologia. Como a agilidade no processo de tramitação é uma das nossas principais metas, pretendemos, nos próximos anos, acelerar ainda mais esse processo.

5) O aumento expressivo no volume de submissões de manuscritos, passando de 90 artigos submetidos em 2019 para 160 em 2020, permitindo uma seleção mais refinada de artigos e, consequentemente, aprimorando a qualidade do material aprovado e publicado.

6) A coordenação de uma chamada especial com processo de revisão prioritário/fast-track em 2021.

Em sintonia com a realidade atual, foi publicada a competitiva chamada especial sobre o impacto psicológico em indivíduos, família e sociedade associado ao enfrentamento da coronavirus disease 2019 (Covid-19). Após a submissão de 140 resumos expandidos e 44 manuscritos completos selecionados desse total, nossa equipe de coordenadores de seção teve a difícil missão de aprovar apenas dez artigos de alta qualidade nas cinco seções da revista: "Avaliação Psicológica", "Desenvolvimento Humano", "Psicologia Social", "Psicologia Clínica" e "Psicologia e Educação".1

Ao lado desses artigos com dados empíricos e de revisão, publicamos também um comentário coordenado por pesquisadores da renomada London School of Economics and Political Science sobre os impactos da pobreza na saúde mental e na oportunidade de vida de jovens agravados pelo contexto da Covid-19, por meio da descrição do projeto multicêntrico internacional CHANCES-6, que analisa dados de amostras brasileiras e de outros cinco países em desenvolvimento.2

A meta de nossa equipe editorial nos próximos anos é manter esse nível de qualidade, avançando ainda mais rumo à excelência da produção científica em sintonia com as necessidades e os valores da área da Psicologia.

Nesse caminho, algumas ações estão sendo tomadas, como a ampliação de nossa equipe editorial (editores de seção) com pesquisadores de diferentes universidades brasileiras, visando abarcar a diversidade de visões em nosso campo de conhecimento, além de aumentar ainda mais a rapidez do processo de tramitação dos manuscritos.

Para manter a alta qualidade dos artigos a serem publicados na revista, será disponibilizado um checklist de recomendações segundo o tipo de dado produzido nesses manuscritos (quantitativo, qualitativo e de revisão) para consulta dos auto-res no início do processo de submissão.

Outra marca da revista Psicologia: Teoria e Prática é a transparência. Nesse sentido, passaremos a fornecer periodicamente, em nossos editoriais, alguns indicadores da revista.

Por fim, como nova editora-chefe desta revista, reafirmo o nosso compromisso com a ética e a divulgação de artigos relevantes, atuais e bem delineados nas diversas áreas da Psicologia. Como todo o material da revista é de livre acesso, estimulo os pesquisadores do campo da Psicologia e de áreas afins a submeter novos manuscritos.

 

 

1 Acesso direto à chamada especial: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/issue/view/694
2 Disponível em: https://www.lse.ac.uk/cpec/research/projects/mental-health-economics-and-policy/chances-6

Creative Commons License