SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2On the possibilities of making effective cooperatives in every day life: a constructionist approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Cad. psicol. soc. trab. vol.9 no.2 São Paulo Dec. 2006

 

EDITORIAL

 

Apresentamos aos leitores mais uma edição dos Cadernos de Psicologia Social do Trabalho com uma novidade: este é o segundo número de 2006, o que significa que a partir deste ano passamos a ter periodicidade semestral. Graças aos número crescente de contribuições que têm sido enviadas por pesquisadores, professores e alunos e ao acolhimento que temos recebido dos profissionais da área é que foi possível concretizar esse passo.

Esta edição traz contribuições para diversos temas de investigação sobre o mundo do trabalho.

Para começar, duas contribuições internacionais, a de Francisco Quintana, da Universidade de Barcelona, e a de Maria da Conceição Nogueira, da Universidade do Minho. O primeiro analisa a relação entre comportamentos e subjetividades nas formas de trabalho configuradas pelo capitalismo contemporâneo a partir das novas tecnologias de comunicação e de informação, tomando a formação social da metrópole como resultante dos processos que subjazem essa relação. A pesquisadora portuguesa discute “a presença das mulheres em posições de poder, assumindo a necessidade de uma articulação da psicologia com as teorias feministas e com perspectivas de cidadania”.

Roberto Minoru Ide aborda as possibilidades de efetivação autogestionária de empreendimentos cooperativos e defende a compreensão da cooperativa como lugar.

Marcia Gravina e Lys Esther Rocha apresentam os resultados de sua pesquisa com bancários portadores de LER que retornaram ao trabalho após o afastamento pela doença.

Beatriz Azevedo e Roberto Cruz sistematizam e discutem diversos aspectos a serem levados em conta pelos psicólogos nos processos de diagnóstico e de intervenção em busca de uma visão não reducionista do fenômeno do trabalho.

Com seu trabalho sobre Rousseau, Suzana Albornoz dá continuidade às suas reflexões sobre trabalho e utopia na modernidade e reúne diversas idéias do filósofo sobre trabalho e educação.

Na entrevista desta edição, transcrevemos a conversa do psicólogo francês Yves Clot com um grupo de pesquisadores brasileirosreunidos no XI Simpósio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) ocorrido em Florianópolis, Santa Catarina.

De Yves Clot temos ainda a resenha de um de seus livros feita por Maria Elizabeth Antunes Lima, que também resenhou a coletânea de textos de Louis Le Guillant por ela organizada.

 

São Paulo, dezembro de 2006.

 

Leny Sato

Fábio de Oliveira

Creative Commons License