SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Is work a life project for young people? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Cad. psicol. soc. trab. vol.13 no.1 São Paulo  2010

 

Editorial

 

É com imenso prazer que trazemos a público mais uma edição dos Cadernos de Psicologia Social do Trabalho. Como tem sido comum ao longo de seus doze anos de existência, a revista apresenta os trabalhos de pesquisadores de diferentes instituições e das diversas regiões do país.

Em termos das temáticas abordadas, este número reúne especialmente artigos relacionados a às questões de gênero e ao trabalho infanto-juvenil.

Sobre o primeiro tema, Marcos Roberto Vieira Garcia e colaboradoras apresentam um estudo sobre a identidade de vendedoras ambulantes de São Paulo. O trabalho e a saúde mental de mulheres e homens do corpo de bombeiros de Juiz de Fora é analisado por Tatiana de Castro Amato e colaboradores. Por sua vez, Laila Priscila Graf e Maria Chalfin Coutinho discutem as trajetórias de mulheres que atuam na produção de carne em Blumenau.

Os projetos profissionais de jovens universitários do Rio de Janeiro são o objeto das reflexões de Sandra Korman Dib e Lucia Rabello de Castro, enquanto Maria de Fátima Pereira Alberto e colaboradores apresentam um levantamento sobre o trabalho informal de crianças e adolescentes nas ruas de duas cidades da Paraíba.

Dentre os outros temas tratados nesta edição, Jacob Lima apresenta uma discussão sobre a terceirização, enquanto Suzana Albornoz discute o tempo livre e Juan Adolfo Brandt e Aílton Amélio da Silva analisam a conversação nas relações assimétricas. Os horizontes da aposentadoria para pré-aposentados são o tema do artigo de Gabrielle Ana Selig e Luciana Albanese Valore. Finalmente, Osvaldo Gradella Júnior apresenta os resultados de um estudo sobre o sofrimento psíquico de professores universitários.

Completa a edição uma entrevista com o sociólogo Pierre Trinquet, professor da Université de la Méditerranée e da Université de Provence, que discute temas como atividade, trabalho, prevenção de riscos, formação profissional, grupos de encontro sobre o trabalho, gestão a partir da perspectiva da Ergologia.

 

São Paulo, junho de 2010.

Leny Sato Fábio de Oliveira

Creative Commons License