SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Income generation groups in Psico-USP popular preparatory course for university entrance: an experience of self-management author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Cad. psicol. soc. trab. vol.13 no.2 São Paulo Sept. 2010

 

Editorial

 

 

Neste número dos Cadernos de Psicologia Social do Trabalho publicamos artigos que versam sobre temas diversos, apoiando-se em concepções teóricas e empregando métodos também diversos.

Felipe Andres Calderon Roa e Domenico Uhng Hur tratam do cooperativismo como iniciativa de um cursinho pré-vestibular para pessoas desempregadas; Carlos Alberto Pegolo da Gama e Mirna Yamazato Koda dedicam-se a refletir sobre as dinâmicas presentes em uma cooperativa de reciclagem e Raquel Ferreira Miranda e Agnaldo Garcia retratam a experiência das mulheres que desfiam o siri na Ilha das Caierias (Vitória, ES).

A psicanálise como base explicativa da relação saúde mental e trabalho é o foco do artigo de Valmir Antonio Zulian de Azevedo e Sérgio Roberto de Lucca no estudo dos operadores de tráfego aéreo. Por sua vez, Carla Garcia Bottega e Álvaro Roberto Crespo Merlo trazem o caso dos educadores sociais que trabalham com os adolescentes em situação de rua, sustentando-se na abordagem da psicodinâmica do trabalho.

Thaís Zerbini e Gardênia Abbad realizaram estudo de revisão de literatura sobre o tema aprendizagem e trabalho. O estudo da emoção no trabalho foi o objeto de investigação em que se buscou identificar como status e sexo se relacionam à atribuição dos afetos, tal estudo tem a autoria de Sônia Maria Guedes Gondim, José Luis Alvaro Estramiana, André de Figueiredo Luna, Graceane Coelho de Souza, Louise Cristine Santos Sobral e Claudia Carla de Azevedo Brunelli Rego.

O trabalho do agente comunitário de saúde do Programa de Saúde da Família é o objeto de estudo de Maria Luisa Sandoval Schmidt e Tatiana Freitas Stockler das Neves; o papel do trabalho no desenvolvimento de pessoas com deficiência é analisado por Rafaella Portes Diniz Ribeiro e Maria Elizabeth Antunes Lima e a continuidade da vida de trabalho é o tema desenvolvido no artigo de Thais Silva Cintra, Daniela de Figueiredo Ribeiro e Antônio dos Santos Andrade, que ilustram o caso de aposentados que trabalham sob relação informal para a indústria calçadista de Franca, São Paulo.

São Paulo, dezembro de 2010.

 

Leny Sato

Fábio de Oliveira

Creative Commons License