SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Object of study or foreign matter?: Contributions of philosophical analysis of Yves Schwartz for studies on the work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Cad. psicol. soc. trab. vol.14 no.1 São Paulo June 2011

 

Editorial

 

O primeiro número do volume 14 dos Cadernos de Psicologia Social do Trabalho reúne um conjunto diversificado de artigos de natureza teórica e empírica, abordando temas e questões variados e diferentes categorias de trabalhadores.

O artigo de Tatiana Ramminger trata das contribuições de Yves Schwartz para pensar a atividade humana, enquanto Pedro Fernando Bendassolli e Lis Andrea Pereira Soboll fazem uma revisão das chamadas clínicas do trabalho. Em outro ensaio, Suzana Guerra Albornoz apresenta a obra de Axel Honneth e sua discussão sobre o reconhecimento. Ana Paula Lopes dos Santos e Augusto Dutra Galery, por sua vez, recorrem às obras de Louis Le Guillant e de Christophe Dejours para discutir a relação entre controle sobre o trabalho e saúde mental.

O trabalho de jovens e adolescentes comparece ao ensaio de Lia Tiriba e Maria Clara Bueno Fischer, que tratam da inserção de jovens na produção associada, e ao relato de pesquisa de Régia Cristina Oliveira sobre a experiência de adolescentes em uma ocupação regular.

O trabalho dos professores na era do capitalismo organizacional é tema do artigo de Marlon Xavier, enquanto Valquíria Padilha e Márcia Mazzeo Grande analisam trabalhadores de hotéis. Rômulo Rodrigues Violante e Lúcia Pereira Leite analisam a inserção de trabalhadores deficientes no mercado de trabalho.

Carlos Eduardo Carrusca Vieira e Rosemary Carrusca Vieira encerram esta edição com um estudo de caso de um agente de visitação, no qual investigam o nexo entre trabalho e adoecimento psíquico.

São Paulo, junho de 2011.

Leny Sato
Fábio de Oliveira

Creative Commons License