SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Technological and organizational innovations in offices and the impacts on the quality of work life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Cad. psicol. soc. trab. vol.15 no.1 São Paulo June 2012

 

EDITORIAL

 

Esta edição dos Cadernos de Psicologia Social do Trabalho marca os quinze anos de existência da revista. Como de costume, reúne artigos sobre diferentes atividades de trabalho analisadas a partir de perspectivas teóricas diversas.

Dentre os artigos que integram esta edição, temos um ensaio teórico que reflete sobre a relação entre a positividade do trabalho e a submissão do indivíduo à realidade na perspectiva da Teoria Crítica da Sociedade.

Já um estudo empírico feito na Câmara dos Deputados avalia as oportunidades das mulheres em termos de igualdade na ocupação de cargos de alta chefia.

Dois artigos discutem de forma crítica a qualidade de vida no trabalho. O primeiro, a partir da ergonomia da atividade, discute os impactos das inovações tecnológicas e organizacionais em escritórios. O segundo, analisa os discursos sobre qualidade de vida enquanto mecanismos disciplinares.

Dois outros artigos abordam a atividade de trabalhadores da saúde. O primeiro, analisa suas trajetórias na atenção básica à saúde e a construção da identidade profissional. O segundo, relata uma experiência de intervenção junto a agentes comunitários de saúde da Estratégia de Saúde da Família.

A questão da saúde aparece ainda em outros quatro artigos, que abordam, respectivamente: alcoolismo no contexto militar, docentes de instituições públicas de Ensino Superior, oficiais de justiça e trabalhadores na produção de fogos de artifício.

 

São Paulo, julho de 2012.

 

Leny Sato
Fábio de Oliveira