SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Imagine que eu sou seu sósia: Aspectos técnicos de um método em clínica da atividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Cad. psicol. soc. trab. vol.16 no.1 São Paulo jun. 2013

 

Editorial

 

 

O Volume 16 dos Cadernos de Psicologia Social do Trabalho traz uma surpresa para seus leitores. Além das duas edições regulares, teremos este ano dois números especiais. O Número Especial 1 reunirá artigos produzidos a partir de debates que se deram no I Colóquio Internacional de Clínica da Atividade, realizado na Universidade Federal de São João del Rei, em outubro de 2010. Por sua vez, o Número Especial 2, que terá como tema a Psicossociologia do Trabalho, será uma edição simultânea com revista francesa Nouvelle Revue de Psychosociologie, do Centre International de Recherche, Formation et Intervention em Psychosociologie (CIRFIP), com artigos de autores do Brasil e da França.

Quanto ao número que apresentamos agora, ele conta com três artigos que tratam da temática da economia solidária e do cooperativismo. Outros três artigos abordam a temática do trabalho no setor público. Dois artigos discutem as clínicas do trabalho, incluindo a clínica da atividade e a ergologia. Além de um artigo que trata das práticas de controle sobre os trabalhadores em uma empresa de varejo e outro que retrata os efeitos dos acidentes de trabalho no setor de rochas ornamentais sobre as famílias dos trabalhadores.

São Paulo, junho de 2013.

 

Leny Sato
Fábio de Oliveira

Universidade de São Paulo (São Paulo, SP)