SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Hope and anti-social tendency in a clinical settingLetter of Donald Jacques Lacan to Donald W. Winnicott: 5th August 1960 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Natureza humana

Print version ISSN 1517-2430

Nat. hum. vol.7 no.2 São Paulo Dec. 2005

 

TRADUÇÕES

 

Carta de Donald W. Winnicott à Jacques Lacan - 11 de fevereiro de 1960*

 

Letter of Donald W. Winnicott to Jacques Lacan - 11th February 1960

 

 

Caro Dr. Lacan,

Estou muito contente em possuir o quinto volume de La Psychanalise [A psicanálise] e escrevo para lhe agradecer por ter publicado uma tradução do meu ensaio sobre objetos transicionais. Parece-me que alguém teve um trabalho imenso com os detalhes da tradução, e esse alguém provavelmente foi o senhor. De qualquer modo, devo ao senhor o fato de esse artigo agora estar disponível em francês.

Estive trabalhando em seu ensaio sobre a teoria do simbolismo, em memória de Ernest Jones, mas ainda não assimilei adequadamente seu sentido ou avaliei sua significação.

A propósito, meu nome termina com dois tt (Winnicott), mas esse tipo de coisa não me incomoda.

Não esqueci que me perguntou se poderia apresentar um ensaio aqui, e, sem dúvida, deve achar que fui bastante relaxado quanto a isso. Na verdade, compreenderá o que quero dizer quando eu lhe informar que foi necessário primeiro que a Sociedade convidasse oficialmente um membro da Société Psychoanalytique de Paris. Creio que isso agora foi arranjado, que alguém virá dar uma palestra, e então estaremos livres para convidá-lo. Sinto que isso tenha de ser solucionado dessa maneira, mas sinto também pela cisão da psicanálise francesa e desejo o tempo todo que possa haver uma reunião. Receio que a indisposição tenha se desenvolvido a tal ponto que dificilmente possa ser remediada, mas, do meu ponto de vista, as pessoas de cada lado da controvérsia ainda são humanas, homens e mulheres comuns que estão lutando por algo que acreditam ser bom.

Minha esposa e eu nos lembramos com o maior prazer do jantar que o senhor nos ofereceu em seu apartamento, quando sua filha quebrou uma garrafa de vinho na cozinha! Esperamos que ela esteja bem e enviamos a todos nossos melhores votos.

Atenciosamente,

D. W. Winnicott

 

 

*Publicada em português, no livro de D. W. Winnicott 1990 [1987b]: O gesto espontâneo. São Paulo, Martins Fontes. Agradecemos à Alexandre Martins Fontes, da Livraria Martins Fontes Editora, a permissão para publicarmos essa carta nesse número de Natureza Humana.