SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Observação direta e medidas do comportamento verbal nas investigações da enfermidade: um estudo piloto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Rev. bras. ter. comport. cogn. vol.1 no.2 São Paulo dic. 1999

 

EDITORIAL

 

 

A Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, da ABPMC, está em seu segundo número e preenchendo as funções para as quais foi criada: propiciar condições para publicação de pesquisas empíricas e análises do comportamento, revisões de literatura e ensaios sobre temas relevantes teóricos, clínicos e de aplicação, sobre comportamento e cognição.

O sucesso da Revista é produto do trabalho dos autores, consultores, divulgadores e, evidentemente, da equipe gráfica.

Temos informação, vinda de vários locais do país, da utilização em cursos, dos textos da Coleção "Sobre Comportamento e Cognição", em seu sexto volume, e também da Revista. É gratificante.

A valorização do autor nacional e a demonstração da qualidade dos trabalhos são os objetivos que estamos perseguindo. Esperamos contribuições cada vez em maior número. É claro que as pessoas não são convidadas a escrever, mas submetem seus artigos. O Editor, além de distribuir os artigos para apreciação do conselho editorial, se incumbe de produzir um número com diversidade de assuntos e enfoques teóricos.

Não podemos deixar de considerar que um repertório de comportamento como o escrever sofre extinção, punição ou reforçamento em ambientes diversos. A história de vida pessoal também é condição para ser considerada. Mesmo mudando o lugar e a época, o comportamento de escrever não é extinto, mas podem estar ausentes as condições apropriadas para sua emissão. A Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva procura dar essas condições a pesquisadores e profissionais.

Estamos aprendendo e cada vez mais nos empenhamos em manter a Revista, bem como indexá-la em sistemas nacionais e internacionais.

 

Rachel Rodrigues Kerbaity

Editor