SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Bases filosóficas da noção de relação funciona índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Rev. bras. ter. comport. cogn. vol.2 no.2 São Paulo dic. 2000

 

EDITORIAL

 

 

A partir deste volume II, número 2, será possível iniciar o processo para que a nossa Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva seja classificada entre os periódicos científicos da área da psicologia. A revista será avaliada para constar da LILACs - catálogo de revistas latino americanas e do Caribe - da CAPES e conseqüentemente pela ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia). Somente quando publicarmos o volume III, número 1, do ano 2001, poderemos iniciar o processo da avaliação internacional.

Os critérios para indexação são rigorosos. De modo geral, é feita em dois eixos: âmbito (internacional, nacional e local) e qualidade (A, B e C). Para atender a esses itens alguns dos requisitos são constituídos pela abrangência geográfica dos autores e do Conselho Editorial e, evidentemente, pela autoria e conteúdo dos artigos dos autores publicados. Temos a nossa coleção Comportamento e Cognição, iniciada em 1997, pela diretoria gestão 96/97, presidida por Roberto Banaco, que resgatou trabalhos escritos e apresentados em anos anteriores, de penetração nacional. Precisamos com a Revista manter esta posição e, se possível, dar um outro passo além.

Agradeço aos autores que enviaram trabalhos criativos e acadêmicos e também aplicações adaptadas à nossa população e com avaliações do trabalho realizado. É graças a esse esforço para comunicar seu trabalho e suas idéias para uma audiência crítica que completamos uma etapa e estamos entrando no início dessa fase de avaliação. Dependemos de periodicidade para bons resultados. Sabemos que a disciplina necessária para organizar e analisar as idéias, na forma escrita, é trabalho árduo indispensável para que nossa área de conhecimento frutifique.

Com a Revista, de sociedade científica reconhecida pela SBPC desde 1998, colocamo-nos em posição privilegiada. O nosso conselho editorial, deseja a mais elevada análise conceituai e metodológica. Concordamos com eles. No entanto, a direção da Revista conhece a história das sociedades e publicações em terapia comportamental e cognitiva e sua base científica, além de considerar a expectativa dos leitores e a busca de colocações definitivas para certos tópicos. E por isso que temos optado por publicar artigos de fundamentação teórica e de aplicação e aceitar o desafio de atingir o público comportamental e cognitivo tanto dedicado à pesquisa, como aqueles que fazem revisão de área ou reflexão sobre assuntos específicos e tratamentos propostos.

Esperamos que a qualidade dos trabalhos permaneça por seus méritos e não simplesmente por estarem publicados. Esperamos, ainda, que nossa Revista seja lida por estudantes e profissionais e que contribua para produzir conhecimento e formar pensamento crítico, com a ampla divulgação na comunidade. Alguns leitores não concordarão com cada um dos artigos publicados, mas todos eles são instigantes, interessantes e esperamos que contribuam para formar uma comunidade de leitores comportamentais que apurem sua formação metodológica, teórica, erudita e ética.

Finalmente, solicito a todos que enviem trabalhos para apreciação para que nossa publicação seja regular e conforme o esperado: dois exemplares anuais.

 

Rachel Rodrigues Kerbatty
Editor