SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Behaviorismo: reflexões acerca da sua epistemologia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Rev. bras. ter. comport. cogn. vol.3 no.2 São Paulo dic. 2001

 

EDITORIAL

 

Este é meu último número, como editor, da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. Agradeço a todos aqueles que contribuíram com os seus artigos nesses dois anos e permitiram que seis números fossem publicados. Consolidamos a Revista e considero que precisávamos dela.

A Revista permite que autores escrevam artigos instigantes e dessa forma produzam questões, ajudando a construir a história da terapia comportamental e cognitiva no Brasil.

O corpo editorial auxilia e facilita a seleção de manuscritos e os participantes precisam de um agradecimento especial. Muito obrigada.

Os artigos enviados foram publicados com bastante rapidez. É conveniente esse prazo ser mantido, mesmo quando o número de manuscritos submetidos aumentar, como é esperado, coma consolidação e indexação da Revista.

Considero que os artigos didáticos publicados têm sido de grande interesse e bastante utilizados nos cursos universitários e que, dessa forma, cumpriu seu papel. No entanto, podemos diversificar o conteúdo da Revista e, de acordo com as normas de publicação, incluir artigos que possam interessar à análise do comportamento, mesmo não sendo diretamente ligados à terapia. Verificamos que alunos têm procurado cursos sobre educação, esporte e saúde, definida amplamente, e nós, terapeutas, sabemos que o comportamento obedece aos mesmos processos básicos. As normas de publicação previram essa possibilidade, que necessita ser mais desenvolvida com manuscritos submetidos.

Há uma outra sessão que poderia existir: comentários sobre os livros publicados. Essas resenhas podem incentivar leituras e poderiam incluir áreas comuns a várias ciências e, especialmente, aqueles livros que contribuem para análise da geografia humana, evolução da cultura, análises amplas da violência e agressão, já estudadas por psicólogos.

Vejo um futuro promissor para nossa Revista por ter mantido artigos sobre terapia e sobre o processo de aprendizagem. Tenho certeza de que grande parte da informação e crítica que interessa a um terapeuta ético e estudioso pode ser encontrada em nossa Revista. Ela está assumindo sua responsabilidade de tornar o conhecimento acadêmico relevante para os profissionais e alunos. A Revista, a coleção Comporamento e Cognição e os Encontros da ABPMC existem, felizmente.

Sou grata a todos os que auxiliaram na revisão dos artigos e distribuição. Especialmente agradeço, como sempre, à Universidade de São Paulo, por dar apoio e liberdade acadêmica e inúmeras condições essenciais ao trabalho de um professor universitário.