SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2ABPMC - dez anos"Quarenta anos atrás" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Rev. bras. ter. comport. cogn. vol.3 no.2 São Paulo dic. 2001

 

 

Inauguração do laboratório "F. S. Keller" de estudos do comportamento operante

 

 

Gerson Yukio Tomanari

Departamento de Psicologia Experimental - IPUSP

 

 


 

 

Antes mesmo da minha existência na Terra, mais precisamente em 1961, o Prof. Fred Keller veio ao Brasil e, trabalhando com colaboradores brasileiros, montou o Laboratório de Condicionamento Operante da Universidade de São Paulo. Foi o primeiro Laboratório do país no qual estudavam-se, experimentalmente, princípios do comportamento. A Psicologia Experimental brasileira nasceu naquele instante.

O Laboratório fundado pelo Prof. Keller era perfeito em sua funcionalidade, porém reconhecidamente modesto em comparação com o que dispomos atualmente. Na época, as câmaras de condicionamento que equipavam o Laboratório eram construídas artesanalmente. Hoje, o Laboratório conta com câmaras de condicionamento industrializadas, interligadas a computadores, permitindo-nos afirmar, com segurança, que o curso de graduação do Instituto de Psicologia da USP possui um Laboratório moderno, bem equipado, como poucas instituições de ensino no Brasil e no mundo possuem. É um modelo para muitos laboratórios em nosso país, tanto no que se refere à infra-estrutura que dispõe, quanto ao uso didático que se faz dele.

Desde a sua fundação pelo Prof. Keller, centenas de alunos - e eu sou um deles - aprenderam os "Princípios do Comportamento" nesse Laboratório e tiveram a sua formação marcada por essa experiência.

Eu me sinto o neto, a terceira ou a quarta geração de brasileiros analistas do comportamento. E vejo que temos uma tarefa muito dificil pela frente. A relevância do Laboratório de Condicionamento Operante para a Psicologia como Ciência tem sido freqüentemente ignorada ou esquecida. Quem não sabe, com tristeza, de uma Instituição de Ensino que fechou o seu "Laboratório de Ratos" para dar lugar a "Ratos Virtuais"? Definitivamente, os princípios de aprendizagem ensinados pelo Prof. Keller precisam ser constantemente relembrados. Eles precisam ser mantidos vivos. Essa é a difícil tarefa com a qual devemos nos comprometer.

É uma honra imensa para todos nós compartilharmos o presente momento com Dona Frances e sua família, que tão marcadamente têm contribuído para a Análise do Comportamento no Brasil. A partir de hoje, o nosso laboratório será chamado "Laboratório F. S. Keller de Estudos do Comportamento Operante". É a forma singela que encontramos de expressar nossa gratidão a tudo o que o Prof. Keller nos deixou. É, também, a forma pela qual nós estaremos constantemente afirmando: OS PRINCíPIOS ENSINADOS PELO PROF. KELLER SÃO OS NOSSOS PRINCÍPIOS.

 

26-09-2001

Muito obrigado a todos.