SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2The presence of Carolina Martuscelli Bori in Psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Rev. bras. ter. comport. cogn. vol.6 no.2 São Paulo Dec. 2004

 

EDITORIAL

 

Mais um ano terminado, repleto de realizações e acontecimentos. Os maiores destaques no plano de realizações foi o XIII Encontro Anual da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Esse encontro, que já era tradicionalmente um fórum nacional de debate e avanço científico, colocou definitivamente a produção científica brasileira no âmbito internacional por ter ocorrido em conjunto com o II Encontro Internacional da Association for Behavior Analysis, em Campinas. Os cientistas e estudiosos brasileiros puderam, nos dias dos encontros, ter contato direto com autores os mais importantes da Análise do Comportamento. Isso propiciou que, além de poderem discutir pontos nevrálgicos da teoria, os participantes dos encontros pudessem acompanhar diretamente o que há de mais atual nas pesquisas internacionais, e mostrar aos pesquisadores e autores estrangeiros que muito do que é realizado aqui é de excelente qualidade e não deixa nada a desejar em termos de rigor científico e relevância teórica-prática.

Outro mérito desse encontro foi o lançamento de vários livros da abordagem analítica-comportamental e cognitivista, o que demonstra que nossa produção tem sido crescente e que há mercado suficiente para sua disseminação. Entre esses lançamentos, merece comentário um livro totalmente escrito por pesquisadores e estudiosos brasileiros, em língua inglesa, com o propósito de divulgar ainda mais a produção brasileira no mercado internacional1.

São dignos de nota, também, vários eventos regionais que ocorreram neste último semestre de 2004, em muitas cidades brasileiras. Os profissionais dessas cidades têm se voltado para a formação de terapeutas e alunos locais, realizando, com esforço próprio e apoio da ABPMC, encontros coroados de sucesso e êxito. Tal esforço e a disponibilidade de vários outros profissionais de grandes centros de estudo em irem até os centros menores para ministrarem cursos, proferirem palestras, participarem de discussões de pesquisas, etc. têm sido uma interessante e produtiva forma de disseminar o conhecimento da análise do comportamento e terapia comportamental e cognitiva por todo o território nacional. Parabéns a todos...

Quanto aos acontecimentos a que me referia acima, em especial um deles é extremamente lamentado: a perda de Dra. Carolina Bori, agora em dezembro último. Este número da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (RBTCC) traz um tocante artigo de Rachel Kerbauy sobre a vida e obra de Carolina, que deve ser lido, tanto pelo vibrante modelo que ela nos deixa, quanto pela precisa análise que Rachel apresenta em seu texto sobre a sua trajetória.

Por fim, devo assinalar que a RBTCC tem sido um veículo de publicação gradativamente mais procurado para a divulgação de trabalhos de nossa comunidade. Temos recebido artigos de todos os cantos do país, em grande quantidade, e isso tem demandado (e propiciado) uma política editorial mais exigente quanto à qualidade e aprofundamento dos artigos aceitos.

Este também é resultado de toda uma história que se iniciou já há 6 anos, com empenho, dedicação, compreensão de vários membros da comunidade, e especialmente política de excelência por parte do Conselho Editorial e dos pareceristas ad hoc consultado pela RBTCC.

 

Roberto Alves Banaco

Editor

 

 

1 Grassi, T.C.C. (2004). Contemporary challenges in the behavioral approach: a Brazilian overview. Santo André: ESETec.