SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Treatment of generalized social phobia: comparison between techniques author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Rev. bras. ter. comport. cogn. vol.8 no.1 São Paulo June 2006

 

EDITORIAL

 

Nova diretoria da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental (ABPMC), nova região do Brasil sediando a nossa associação, novos ares. Depois de ter se fortalecido nas regiões sudeste e sul do Brasil, em cidades tais como Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo e Londrina, a ABPMC passa agora por Brasília. E isso é bom!

Uma associação que tenha em seu nome o adjetivo "brasileira", ou seja, "relativa ou pertencente aos brasileiros, que é feita por brasileiros e ainda típica do Brasil ou dos brasileiros"1, necessita "circular" pelo território nacional. Isto fortalece a inserção da ABPMC em territórios nos quais sua abrangência ainda não está muito desenvolvida e expande a visibilidade da atuação dos profissionais a ela afiliados.

Certamente isso não pode ser feito apenas porque seria bom que assim fosse. Antes da ABPMC ser sediada em algum lugar, é necessário que nessa localidade exista um grupo coeso e articulado que possa dar conta das múltiplas tarefas que envolvem, no mínimo, a manutenção da estrutura e a atuação da associação. Mais do que isso, é preferível que esse grupo seja capaz de expandir e desenvolver as condições para o progresso dos seus (da ABPMC) objetivos.

É necessário também que os membros que compõem a ABPMC entendam e aceitem que é com a participação de profissionais e alunos de todo o Brasil que a associação tornar-se-á, de fato, brasileira. E faz-se necessário que todos, dos mais variados cantos do país, continuem contribuindo com sua presença nos Encontros anuais e em outros eventos para o desenvolvimento do caráter nacional da associação. Isso pode demandar algum tipo de desconforto, dados o deslocamento e as expensas que a mudança da sede pode provocar para a participação do associado. No entanto, uma vez que tais deslocamentos e gastos são divididos entre todos os participantes, cada oportunidade acaba por conferir ainda mais a dimensão da "associação" enquanto "um grupo de indivíduos que se unem para uma finalidade específica e se mantêm coesos graças a procedimentos, rotinas e também sanções que aceitam e aprovam de forma consciente e racional; entidade que congrega pessoas que têm interesses comuns."1

Dessa forma, o grupo que agora assume a diretoria da ABPMC - coeso e com todas as condições para dar continuidade a um trabalho já de longa data - sedia em Brasília o nosso próximo Encontro Anual. A participação de todos será muito bem vinda, desejável e esperada. Tal participação cumpre com nossa parte na manutenção dos propósitos de associados.

Com o mesmo espírito de renovação e de partilha de trabalho com outros membros competentes para as tarefas de continuidade e desenvolvimento das ações da ABPMC, esta comissão editorial executiva da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (RBTCC) despede-se das atribuições a ela designadas, e encerra neste número sua direção. A partir de uma excelente e ousada idéia (a de criar uma revista científica que representasse os trabalhos da nossa área), posta em prática na gestão de 1998/1999, assumimos o desafio de consolidá-la a partir da gestão de 2002/2003 e temos hoje a certeza de que cumprimos a missão conferindo um importante papel à RBTCC no cenário científico brasileiro. Saímos satisfeitos, especialmente pelo reconhecimento que sócios, diretorias e editora anteriores expressaram sobre nosso trabalho. Saímos tranqüilos, por nossa própria decisão, e com o grato convite da nova diretoria para que continuássemos. No entanto, avaliamos que seja, também na Revista, a hora de uma nova mudança.

Por essa razão, (diz o ditado "rei morto, rei posto"), damos as boas vindas ao novo editor da RBTCC, Sergio Dias Cirino. Nosso grande amigo, Sergio tomará a responsabilidade de seguir em frente com a edição da Revista a partir do número de dezembro/2006.

Deixamos aqui expressas além das boas vindas, a segurança e tranqüilidade de que a nova Comissão Editorial Executiva está à altura para dar o seguimento do trabalho iniciado há já tanto tempo (estamos já em nosso 8º ano de editoração) por Rachel Kerbauy.

Asseguramos também aos nossos leitores, colaboradores, pareceristas e autores que, sob a "batuta" de Sergio Cirino, a Revista continuará com sua vocação de ser uma das melhores fontes de conhecimento dentro de nossa área.

Felizes com as renovações, felizes com os novos ares e muito, mas muito esperançosos com o desenvolvimento da ABPMC e da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, despedimo-nos de vocês neste número, agradecendo a todos os que participaram de nossa gestão, seja submetendo os artigos (nossa matéria prima), elaborando pareceres (nossa oficina de lapidação), contribuindo para a execução da revista (nossos fiéis escudeiros) ou lendo e adotando os artigos aqui publicados (nossa razão de ser).

Despedimo-nos do cargo, assegurando que nosso papel, a partir de agora, volta a ser de associados que continuarão contribuindo para o desenvolvimento da associação.

 

Roberto Alves Banaco; Denis Roberto Zamignani

Editor e Editor Associado da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

 

 

1 Definições do Dicionário Houaiss Eletrônico