SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Possibilidades da FAP como método de supervisão de terapeutas com clientes boderlines índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Rev. bras. ter. comport. cogn. vol.9 no.1 São Paulo jun. 2007

 

EDITORIAL

 

Está oficialmente lançado o primeiro número do Volume IX da RBTCC. Uma particularidade deste número: seu lançamento nas versões impressa e eletrônica simultaneamente. Assim a revista amplia sua visibilidade e possibilita novos espaços e tempos para a divulgação do conhecimento produzido na área. A versão eletrônica tem um novo ISSN (1982-3541) e pode ser acessada pelo novo site da revista www.rbtcc.org .

Também é importante ressaltar a política de livre acesso da revista. Já estão disponíveis, em formato eletrônico, todos os artigos publicados a partir do segundo número de 2001. Em breve, estarão também disponíveis os artigos dos primeiros dois anos da revista.

A nova classificação como “A” Nacional pela CAPES implicou em algumas mudanças na vida cotidiana da revista, que passou a receber o dobro de submissões de artigos. Mais trabalho, mais dedicação, mais responsabilidade. Foi pensando em novos desafios que todos os 22 membros do atual Conselho Editorial foram contatados. Para nossa alegria, a grande maioria deles concordou em continuar participando como conselheiros. A eles, o agradecimento pelo trabalho realizado até agora e, mais ainda, pelo aceite do convite para continuar conosco. A partir de agora, três novos membros farão parte do Conselho: Eliane Falcone, psicóloga, doutora e professora no Rio de Janeiro (UERJ), Denis Zamignani, psicólogo, doutor, e professor em São Paulo (Universidade São Judas Tadeu) e Antônio Teixeira, psiquiatra, doutor e professor em Belo Horizonte (UFMG). A eles, as nossas boas-vindas e o agradecimento por aceitar o convite. Também damos boas-vindas ao Roberto Banaco, psicólogo, doutor e professor em São Paulo (PUC-SP), que retorna ao Conselho depois de ter ocupado, por cinco anos, o cargo de editor.

O primeiro artigo do primeiro número da RBTCC foi um texto escrito por Fred Keller, "Adeus, mestre", publicado originalmente em 1972, na revista Ciência e Cultura. Na mesma direção, em 2003 foi publicada a tradução de um artigo de Michael Dougher e Lucianne Hackbert. No presente número, formalizamos essa iniciativa com a criação de uma nova Seção ("Revisitando Clássicos"). A idéia é republicar textos clássicos de autor brasileiro ou estrangeiro. Para inaugurar a seção, ninguém menos que o próprio Skinner. Isso mesmo! Um esforço coletivo permitiu a publicação pela RBTCC do texto Selection by consequences escrito por Skinner, publicado originalmente em 1981 na revista Science. O primeiro desafio foi conseguir a permissão para a publicação em língua portuguesa. A American Association for the Advancement of Science , que publica a revista, e a B.F. Skinner Foundation , que detém os direitos do autor, autorizaram a tradução e a publicação. A tradução foi feita por Carlos Cançado, Paulo Guerra Soares e por mim. O segundo desafio foi a tradução, em si. O longo processo de tradução foi delicado. Num primeiro momento, cada um dos tradutores leu o texto original em inglês e fez uma versão em português. Em seguida as três versões em português foram confrontadas, e cada frase reescrita até a obtenção de uma versão de consenso. Tal versão foi lida por vários leitores qualificados antes da decisão pela versão final. Aqui vão os agradecimentos à Faculdade de Educação da UFMG, pelo financiamento que tornou o trabalho possível. Também vão os agradecimentos aos Drs. Ernest Vargas e Julie S. Vargas, da B.F.Skinner Foundation , assim como as representantes dessa instituição no Brasil, Dras. Maria Martha Costa Hübner e Maria Teresa de Araújo Silva pelo incentivo. O trabalho de tradução só foi possível graças à colaboração dos membros do corpo editorial da RBTCC e aos Drs. Alexandre Dittrich e Roberto Banaco, que fizeram leituras atentas de versões preliminares da tradução.

Estamos preparando um número especial da revista em comemoração aos 50 anos de publicação do livro do Skinner, Verbal Behavior . A submissão de um número muito superior de artigos, em relação às expectativas iniciais, obrigou a revista a atrasar um pouco o lançamento de tal número especial. Aguardem para breve!

Boa leitura!

Sérgio Cirino

Editor