SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2O Comportamento Verbal de B. F. Skinner: uma introdução índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Rev. bras. ter. comport. cogn. vol.9 no.2 São Paulo dez. 2007

 

EDITORIAL

 

Ficamos apreensivos quando fizemos a proposta de uma edição comemorativa do cinqüentenário da publicação do livro O Comportamento Verbal escrito por Skinner. Era a primeira vez que a revista fazia uma chamada de artigos e não sabíamos qual seria a resposta da comunidade. A apreensão perdurou por alguns meses até os autores começaram a submeter artigos. Eles não paravam de chegar e ficamos mais relaxados. Mas, aos poucos, uma nova apreensão: o número de artigos crescia e a nossa estrutura era exatamente a mesma. A qualidade da grande maioria das submissões era evidente e começamos a pensar que talvez não fosse possível publicar todos os artigos aprovados num mesmo número. Tal temor acabou acontecendo e aproveitamos para pedir desculpas àqueles autores que tiveram seus artigos aceitos, mas não poderão ser publicados na atual edição por uma questão de logística. Agradecemos a todos os autores que gentilmente submeteram artigos e, de forma especial aos nossos parceiros Ernest e Julie Vargas, da B. F. Skinner Foundation, Terry Knapp da Universidade de Nevada e Ruben Ardila da Universidade Nacional de Colombia. Também agradecemos ao Conselho editorial e ao batalhão de pareceristas ad hoc que possibilitaram a análise cuidadosa e rigorosa que caracteriza nossa revista. Agradecemos ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pela concessão de recursos, por meio do edital, MCT/CNPq-MEC/CAPES Nº 16/2007, que auxiliaram esta publicação. A todos vocês o nosso muito obrigado! Assim, é com prazer que tornamos pública a edição especial comemorativa dos 50 anos de publicação do livro Comportamento Verbal.

O nosso prazer é ainda maior por conta das boas novas que temos na revista. É muito bom poder anunciar novidades e ter a certeza que, apesar das inovações, estamos garantindo a continuidade do nosso ideal de manter o compromisso da publicação de trabalhos científicos relevantes, que contribuam para a formação e o avanço da Psicologia como ciência e profissão. São tantas as novidades que decidimos escolher algumas para contar aqui e deixar outras para conversas de pé de ouvido, prosas mais demoradas. O folclore diz que os mineiros gostam muito de uma prosa e não seremos nós a ousar subverter o folclore...

Estamos investindo seriamente num projeto de internacionalização da revista e várias ações têm sido implementadas. Por exemplo, a publicação da tradução do artigo escrito por Skinner “Seleção pelas conseqüências”. É importante ressaltar que a disponibilidade eletrônica da revista abre novos horizontes fora do Brasil por estar acessível para todos os leitores da Língua Portuguesa espalhados pelo mundo. Contudo, o projeto de internacionalização não estaria completo se também não disponibilizássemos a nossa própria produção em língua inglesa, que tem se configurado como uma espécie de língua internacional da Ciência. Assim, é com alegria que apresentamos a equipe de especialistas em tradução da revista, Beatriz Campos, Carolina Sampaio, Felipe Passos, Leonardo Nunes e Victor Paredes. No sítio da revista há um currículo abreviado de cada um deles. Profissionais gabaritados, não têm medido esforços para aprender sobre mandos, tatos, contingências e outros termos pouco comuns tanto na Língua portuguesa quanto na Língua Inglesa. A eles o nosso agradecimento especial.

Além da equipe de tradutores contamos também com a preciosa colaboração de dois alunos de graduação em Psicologia da UFMG que, voluntariamente, têm feito a revisão das normas dos artigos. Nosso obrigado ao Jhonatan e ao Acríssio.

Outra novidade é uma aposta na modernização da revista. A partir da próxima edição, a submissão e tramitação dos artigos serão conduzidas exclusivamente em formato eletrônico, por meio do sítio da revista, www.rbtcc.org. Os principais objetivos são agilizar e aumentar a transparência de todo o processo editorial. Mais uma vez precisaremos da colaboração de toda a comunidade para acompanhar criticamente a implantação do novo processo de submissão para que possamos rapidamente identificar possíveis falhas e corrigi-las.

Depois do sucesso da chamada de artigos sobre comportamento verbal resolvemos repetir a fórmula e estamos com uma nova chamada aberta, “Diálogos com a Educação”. Contamos com a presença de especialistas para colaborar como editores convidados: Jair Lopes Junior e Adriana Cruvinel. O Jair é doutor pela USP e professor na UNESP de Bauru. Adriana, doutoranda também na USP e professora na FAME, em Belo Horizonte. A educação é, sem dúvida, um dos grandes desafios da sociedade contemporânea e, especialmente no Brasil. Os “Diálogos com a Educação” serão uma ótima oportunidade para apresentarmos nossas pesquisas e reflexões e, oxalá, contribuir para o debate teórico e aplicado sobre o tema. O prazo para a submissão de artigos é até o dia 30 de novembro de 2008.

Esperamos que, com esse conjunto de novidades, possamos continuar atendendo a um dos nossos principais objetivos que é dar condições a pesquisadores e profissionais de emitirem respostas, de escrever artigos em diversos contextos e terem seus comportamentos reforçados.

 

Aproveitem a leitura!

Sérgio Cirino

Editor