SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Promoting parenting educational social skills in the prevention of behavior problems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Rev. bras. ter. comport. cogn. vol.10 no.2 São Paulo Dec. 2008

 

EDITORIAL

 

Estamos no mês de dezembro de 2008, e, é com imensa alegria que colocamos no ar mais um número da nossa revista. Terminamos 2008 com a revista em dia! Isso nos permitiu pleitiar a indexação da revista na base de dados do Scielo, uma das mais importantes do país. Vamos cruzar os dedos e torcer para dar tudo certo. Além disso, fomos convidados para ingressar numa outra base de dados, o Gale Cengage Learning e estamos trabalhando para indexar a revista a esta também.Talvez poucos leitores tenham a clareza do que representa a publicação de um número. São muitos detalhes a ser meticulosamente observados para que a edição fique em ponto de publicação. Aproveito a oportunidade para enfatizar o trabalho cotidiano de dois colaboradores que dedicam parte significativa do seu tempo para a revista, os secretários Rodrigo Lopes Miranda e Cyro Gomes de Almeida. A pontualidade da revista está, sem dúvida, atrelada ao trabalho sério de ambos.

Entre os artigos publicados, é interessante observar uma ampla diversidade em vários sentidos. Primeiro, com relação à origem dos artigos. Do sul ao norte do país e também de fora do Brasil, temos representantes de São Paulo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Goiás, Estados Unidos e Argentina. A revista garante diversidade, também, em relação aos temas e às metodologias. Estão representados artigos de pesquisa básica, pesquisa teórico-conceitual, pesquisas clínica e aplicada sobre os mais diferentes temas, tais como: educação, ansiedade, linguagem brasileira de sinais, comportamento verbal, equivalência de estímulos, fisiologia, filosofia e lingüística, entre outros.

Nos últimos dois anos, a atual equipe editorial tem feito alguns esforços específicos. O primeiro é, sem dúvida, garantir a manutenção da qualidade da revista, o que pode ser facilmente verificado, tanto pela avaliação positiva do Qualis CAPES/ANPEPP, quanto pelo número de artigos que recebemos dos mais diversos pontos do Brasil. O segundo esforço é o de tentar ir além do já conquistado. A nossa meta foi dar o pontapé inicial num processo delicado de internacionalização da revista. Várias ações foram implementadas com sucesso, dentre as quais podemos destacar a edição especial bilíngüe sobre o Comportamento verbal. O fato dos artigos da RBTCC estarem disponíveis também em Inglês, com livre acesso, poderá dar um impulso substancial à interlocução entre autores brasileiros e estrangeiros. Apostando na internacionalização, contamos com o inestimável trabalho do nosso representante internacional Carlos Renato Xavier Cançado, psicólogo, brasileiro e atualmente doutorando na West Virginia University. Carlos tem feito um trabalho exemplar de divulgação da revista. A participação dele vai desde o contato com a Revista Science, para solicitar a permissão para tradução e publicação do Volume IX da nossa RBTCC do célebre artigo “Seleção por conseqüências” de Skinner até o tête-à-tête com potenciais autores, incentivando-os a submeter artigos. É com satisfação que apresentamos a atual edição com dois artigos internacionais espontaneamente submetidos pelos autores.

Boa leitura!

Sérgio Dias Cirino

Editor