SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Promovendo habilidades sociais educativas parentais na prevenção de problemas de comportamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Rev. bras. ter. comport. cogn. vol.10 no.2 São Paulo dez. 2008

 

EDITORIAL

 

Estamos no mês de dezembro de 2008, e, é com imensa alegria que colocamos no ar mais um número da nossa revista. Terminamos 2008 com a revista em dia! Isso nos permitiu pleitiar a indexação da revista na base de dados do Scielo, uma das mais importantes do país. Vamos cruzar os dedos e torcer para dar tudo certo. Além disso, fomos convidados para ingressar numa outra base de dados, o Gale Cengage Learning e estamos trabalhando para indexar a revista a esta também.Talvez poucos leitores tenham a clareza do que representa a publicação de um número. São muitos detalhes a ser meticulosamente observados para que a edição fique em ponto de publicação. Aproveito a oportunidade para enfatizar o trabalho cotidiano de dois colaboradores que dedicam parte significativa do seu tempo para a revista, os secretários Rodrigo Lopes Miranda e Cyro Gomes de Almeida. A pontualidade da revista está, sem dúvida, atrelada ao trabalho sério de ambos.

Entre os artigos publicados, é interessante observar uma ampla diversidade em vários sentidos. Primeiro, com relação à origem dos artigos. Do sul ao norte do país e também de fora do Brasil, temos representantes de São Paulo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Goiás, Estados Unidos e Argentina. A revista garante diversidade, também, em relação aos temas e às metodologias. Estão representados artigos de pesquisa básica, pesquisa teórico-conceitual, pesquisas clínica e aplicada sobre os mais diferentes temas, tais como: educação, ansiedade, linguagem brasileira de sinais, comportamento verbal, equivalência de estímulos, fisiologia, filosofia e lingüística, entre outros.

Nos últimos dois anos, a atual equipe editorial tem feito alguns esforços específicos. O primeiro é, sem dúvida, garantir a manutenção da qualidade da revista, o que pode ser facilmente verificado, tanto pela avaliação positiva do Qualis CAPES/ANPEPP, quanto pelo número de artigos que recebemos dos mais diversos pontos do Brasil. O segundo esforço é o de tentar ir além do já conquistado. A nossa meta foi dar o pontapé inicial num processo delicado de internacionalização da revista. Várias ações foram implementadas com sucesso, dentre as quais podemos destacar a edição especial bilíngüe sobre o Comportamento verbal. O fato dos artigos da RBTCC estarem disponíveis também em Inglês, com livre acesso, poderá dar um impulso substancial à interlocução entre autores brasileiros e estrangeiros. Apostando na internacionalização, contamos com o inestimável trabalho do nosso representante internacional Carlos Renato Xavier Cançado, psicólogo, brasileiro e atualmente doutorando na West Virginia University. Carlos tem feito um trabalho exemplar de divulgação da revista. A participação dele vai desde o contato com a Revista Science, para solicitar a permissão para tradução e publicação do Volume IX da nossa RBTCC do célebre artigo “Seleção por conseqüências” de Skinner até o tête-à-tête com potenciais autores, incentivando-os a submeter artigos. É com satisfação que apresentamos a atual edição com dois artigos internacionais espontaneamente submetidos pelos autores.

Boa leitura!

Sérgio Dias Cirino

Editor