SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1O carteiro, o poeta e skinner: um estudo sobre a metáfora author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Rev. bras. ter. comport. cogn. vol.11 no.1 São Paulo June 2009

 

EDITORIAL

 

Dez anos da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva: profissão, pesquisa e dedicação

 

 

Neste ano de 2008 completamos dez anos da RBTCC, da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.

Esta revista, criada pela associação trouxe para a área um grande avanço, permitindo aos autores um veículo de qualidade para publicar seus trabalhos. Por outro lado ofereceu aos interessados, leitores, alunos e profissionais um material de excelência científica, produzido em nosso território.

Como todo periódico nacional este é produzido através do envolvimento e compromisso de profissionais que se dedicam voluntariamente a esta árdua tarefa.

Reconhece-se que editorar uma revista é um trabalho de enorme responsabilidade para com os autores, revisores e para com toda a comunidade cientifica.

Com as inúmeras possibilidades de indexação, as publicações correm o mundo com uma incrível velocidade, quase em tempo real, permitindo uma integração da área e uma divulgação do saber a níveis nunca antes imaginados.

A revista RBTCC foi criada através do idealismo da prof. Dra. Rachel Kerbauy à quem a revista RBTCC presta uma homenagem.

Após sua criação a RBTCC teve quatro editores e graças a este esforço a revista manteve-se como uma publicação de excelência na área.

Vários requisitos hoje são necessários para definir a qualidade de uma publicação. Um grande número dos mais respeitados pesquisadores nacionais, legítimos representantes da área da analise comportamental e cognitiva, ao longo destes anos, tem escolhido este periódico para publicarem seus trabalhos e suas pesquisas. A peridiocidade tornou-se uma questão vital na sobrevivencia das publicações cientificas e as indexações tornaram-se fundamentais.

Esta diretoria que ora assume a revista tem como compromisso tornar esta publicação totalmente online disponibilizada a todos os leitores.

A RBTCC já e uma tradição na área e neste sentido é uma das revistas de maior relevância em nosso pais.

Muito se tem a fazer e certamente, tudo faremos para que autores e leitores continuem tendo na RBTCC um espaço sério, confiável e ágil de divulgação da qualidade e excelência do que se faz enquanto ciência e profissão nesta área em nosso pais.

 

Vera Lúcia Adami Raposo do Amaral