SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Therapeutic companions: characterization of professional practice in the perspective of behavior analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Rev. bras. ter. comport. cogn. vol.14 no.3 São Paulo Dec. 2012

 

EDITORIAL

 

 

Prezados leitores,

Uma das características de uma revista científica é a apresentação da diversidade de assuntos e promover o confronto entre eles. Este exemplar é a prova de que a diversidade faz parte da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. Os artigos apresentados podem ser divididos em duas categorias: Análise Experimental e Análise Aplicada à Clínica.

Os dois artigos da primeira categoria apresentam alto rigor experimental envolvendo procedimentos de controle de estímulos. O primeiro artigo traz dados interessantes sobre um campo de estudo (fixação do olhar) que ainda apresenta dados inconclusivos e o segundo artigo aponta que o controle por exclusão é capaz de ensinar relações condicionais em uma única tentativa, e com isso estabelecer o controle pelas unidades silábicas.

Os artigos da análise aplicada ao contexto clínico apresentam dados que capacitam o profissional da área clínica a ser mais eficaz em sua análise, bem como, em sua prática, tanto dentro do consultório fazendo exposição ao vivo e role-playing, como fora do setting terapêutico, com a prática de acompanhamento terapêutico.

Convidamos você a se envolver com as pesquisas apresentadas. A diversidade está apresentada, basta você fazer a outra parte da atividade científica, o confronto de ideias, e com isso gerar novas investigações e novos artigos. Só assim a função da equipe editorial estará completa.

 

Boa leitura!

Marcos Roberto Garcia
Equipe editorial