SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Promoting behavior changes in children: the role of care givers selfmonitoring behavior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Rev. bras. ter. comport. cogn. vol.15 no.3 São Paulo Dec. 2013

 

EDITORIAL

 

 

Prezados leitores,

A atual edição da Revista Brasileira de Terapia Comportamental Cognitiva (Vol. 15 n. 3) é a última do ano de 2013 e mais uma vez a revista cumpre com um dos seus principais objetivos que é apresentar a diversidade de produção de conhecimento. Ao longo de sua história, a RBTCC vem publicando artigos de áreas e naturezas distintas no âmbito das teorias Comportamental e Comportamental Cognitiva. A revista tem assumido um caráter singular no que se refere aos modos de produção científica, podendo ser experimental; conceitual ou teórico; revisão de literatura; estudos de caso; pesquisas aplicadas em diversos contextos e artigos que fazem relação com a pesquisa básica e aplicada. O presente número contém pesquisas que envolvem treinamento com cuidadores de crianças com problemas de comportamento; análise da relação entre ciúmes e violência contra a mulher; estudo de caso, envolvendo à terapia de Aceitação e Compromisso relacionado ao Transtorno Obssessivo compulsivo; análise de relatos verbais de mães de Crianças com Dermatite Crônica e por fim uma análise da relação da coerência entre pressupostos e práticas empíricas dos resultados produzidos pela escola experimental de primatas.

O artigo que abre o presente número teve como objetivo ensinar cuidadores de crianças autistas a utilizarem estratégias de extinção e reforço, além de fazerem análises funcionais de comportamentos considerados por eles como inadequados. Os autores, Carolina Maia Vendramine e Marcelo Frota Lobato Benvenuti, salientam o automonitoramento utilizado na pesquisa cumpriu papel relevante como ferramenta de controle dentro de um contexto de pesquisa aplicada, especificamente com na relação cuidadores e crianças autistas.

No segundo artigo, as autoras Larissa Lacerda e Nazaré Costa, identificaram, a partir de relatos de mulheres vítimas de violência dos seus parceiros, a relação entre ciúme e as agressões, a partir da elaboração de categorias de análise que definiam ciúmes e de análises pautadas na tríplice contingência. O terceiro artigo trata-se de um estudo de caso clínico de um paciente com Transtono Obssessivo Compulsivo pautado na Terapia de Aceitação e Compromisso. Segundo os autores, José Leonardo Neves e Silva e Ana Karina Curado Rangel de-Farias, A compreensão das contingências atuais e históricas, por parte da cliente propiciaram a aceitação dos estados privados aversivos e o comprometimento com a exposição a contextos terapêuticos, no sentido de enfraquecer comportamentos funcionalmente semelhantes aos obsessivo-compulsivos.

O quarto artigo teve como objetivo apresentar os relatos de mães de crianças com dermatose crônica e discuti-los de acordo com a perspectiva da Análise do Comportamento. Os autores Márcia Cristina Caserta Gon, Airton dos Santos Gon e Robson Zazula, descreveram os relatos das mães em contingências de três termos e formularam hipóteses funcionais que permitiram identificar situações ou condições aversivas vividas pelas mães que produzem subprodutos como sentimentos de culpa, desamparo e preocupações relacionadas à doença dos filhos.

O último artigo refere-se a análise da coerência entre os pressupostos teóricos e a prática empírica dos estudos da Escola Experimental de Primatas, sobre a homologia de processos comportamentais em macacos-pregos e seres humanos. O estudo ao identificar que não há tal homologia, sugere que estudos empíricos possam investigar repertórios comportamentais em macacos pregos que tenham relação com humanos e que tais achados possam ser úteis para ensinar repertórios relacionais para pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo.

Como último número do ano, queremos agradecer a todos os autores que enviaram os seus manuscritos e aos pareceristas que se prontificaram a avaliar o material que lhes fora enviado. Também queremos agradecer a vocês, leitores, e que possam aproveitar o máximo da leitura da revista.

 

Os Editores

Francisco Lotufo-Neto
Eduardo Pedrosa Cillo
Marcos Roberto Garcia
Paulo Roberto Abreu
Pedro Bordini Faleiros