SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Specifying the therapist contingent responding in the functional analytic psychotherapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Rev. bras. ter. comport. cogn. vol.16 no.1 São Paulo Apr. 2014

 

EDITORIAL

 

 

Prezados leitores,

É com satisfação que informamos que a RBTCC começa o ano de 2014 com mais um avanço, bastante relevante para a divulgação do trabalho dos terapeutas cognitivos e comportamentais brasileiros em países latinos. Agora os volumes da revista estão também atualizados no portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC), fonte da Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (BVS-Psi ULAPSI), em associação com a o Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB), da Biblioteca Dante Moreira Leite do Instituto de Psicologia da USP e do Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME). A RBTCC está indexada no PePSIC desde 2007, e para nossos objetivos de divulgação internacional, tornou-se imprescindível colocá-lo em sincronia com o nosso portal raiz (usp.br/rbtcc), hoje hospedado nos servidores da USP. Esperamos que esse importante passo propicie apresentarmos o melhor do nosso trabalho aos países de língua latina, atraindo com isso novos autores internacionais interessados em adotar a RBTCC com um periódico privilegiado para a publicação de suas pesquisas.

O presente volume da RBTCC nos é especial por trazer artigos que abordam um conjunto de problemas associados ao comportamento alimentar, que em geral, ainda se configuram como casos desafiadores. Dois artigos abrangem os transtornos alimentares com etiologia ainda desconhecida, como a anorexia e a bulimia nervosa, e outro aborda problemas alimentares advindos de conhecido distúrbio genético, como a síndrome de Prader Willi, causada pela deleção de genes na região 15q11-13. Em comum, seja pelo excesso ou pelo déficit comportamental, esses problemas exigem cuidado adicional do clínico por envolverem, muitas vezes, situações que podem ser fatais. As intervenções demandadas hoje envolvem, definitivamente, o trabalho interdisciplinar, o que inclui psicólogos, médicos e nutricionistas. Torna-se, portanto, imprescindível o diálogo científico entre os pares, o que implica o acompanhamento das melhores pesquisas de cada disciplina do conhecimento. E a RBTCC brinda o leitor com alguns resultados e discussões sobre o tema, sob os prismas comportamentais e cognitivos!

Paola E. M. Almeida e colaboradores trazem uma revisão crítica dos critérios diagnósticos e modelos de determinação da anorexia e da bulimia a partir de publicações veiculadas no International Journal of Eating Disorders. Os autores tentam chamar a atenção do leitor para os problemas trazidos nas concepções internalistas de determinação desses transtornos comportamentais, sejam elas atreladas, a variáveis cognitivas ou emocionais.

Helena Nardi e Cristiane Melere problematizam os resultados de longo prazo da terapia cognitivo-comportamental (TCC) aplicada à anorexia nervosa. Informam os autores que a eficácia de longo prazo da TCC não tinha até então sido muito bem estudada. O artigo teve portanto o objetivo geral atualizar as informações relativas à eficácia da terapia cognitivo-comportamental na anorexia nervosa, com foco no tratamento nutricional. Um dos dados mais importantes resultantes da revisão indica a necessidade de mais estudos randômicos que permitam avaliar as diferentes alternativas terapêuticas.

Maria Luiza de Mesquita e colaboradores trazem uma pesquisa que teve como objetivo comparar os problemas de comportamento de dois grupos de crianças e adolescentes com síndrome de Prader Willi, em função da possibilidade de acesso livre e restrito a alimentos no ambiente familiar. Os autores encontraram em seus resultados diferenças estatisticamente significativas entre os grupos em relação a problemas de ansiedade e depressão, violação de regras e desafio e oposição. O grupo de acesso restrito ao alimento apresentou maior número de problemas comportamentais.

O volume traz ainda um estudo empírico sobre a Psicoterapia Analítica Funcional e um estudo filosófico-conceitual envolvendo a terapia cognitivo-comportamental.

Juliana Popovitz e Jocelaine Silveira apresentam um estudo com o objetivo de examinar a interação lógica entre terapeuta e cliente, discutindo-a e propondo alternativas de operacionalizar o responder contingente do terapeuta aos comportamentos clinicamente relevantes (CRBs). O método consistiu em examinar os passos da interação lógica da FAP para hipotetizar alternativas de ação para o terapeuta em resposta ao comportamento problema, sendo essa resposta importante para a mudança clínica do cliente.

André Moreno e Ricardo Wainer trazem uma análise teórica-conceitual que discute como os conceitos da teoria do conhecimento, particularmente a gnosiologia e a epistemologia, podem contribuir para o estudo das bases filosóficas da terapia cognitiva. Um outro objetivo deste trabalho foi analisar a influência do construtivismo e do racionalismo crítico no desenvolvimento dos objetivos terapêuticos e das técnicas em terapia cognitiva.

Para completar Álvaro Cabral Araújo preparou texto de atualização sobre as últimas mudanças ocorridas na Classificação Norte-Americana de Transtornos Mentais, o DSM-5. Apesar das críticas que os Analistas do Comportamento fazem a este tipo de categorização, é importante saber das mudanças para manter a comunicação com outros profissionais e entender as novas pesquisas que utilizarão este sistema.

Esperamos que esse volume propicie uma leitura rica e agradável a todos!

 

Comissão Editorial

Paulo Abreu
Francisco Lotufo-Neto
Eduardo Cillo
Marcos Garcia
Pedro Faleiros