SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Prazer do consumo ou consumo do prazer?: AIDS, consumismo e mal-estar contemporâneoMás allá de la persona: hacia una Psicoterapia Fenomenológica Mundana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Rev. Mal-Estar Subj. v.2 n.1 Fortaleza mar. 2002

 

RESENHAS DE LIVROS

 

 

Julia S.N.F. Bucher

Professora Doutora do Mestrado em Psicologia da Universidade de Fortaleza

 

 

 

Dirk Revenstorf
WENN DAS GLÜCK ZUM UNGLÜCK WIRD: Psychologie der Paarbeziehung.
Munique: Ed. C.H. Beck,1999, 159p.

Com o título "Quando a felicidade se transforma em infelicidade: Psicologia da relação conjugal", o Dr. Dirk Revenstorf, professor da Faculdade de Psicologia Clínica da Universidade de Tübingen, na Alemanha, apresenta e discute as relações amorosas, a busca da felicidade e o sofrimento associado a esse tipo de relação, tema dos mais pesquisados nas últimas décadas. Atualmente o autor é membro da presidência da Sociedade Milton Erikson na Alemanha e membro fundador da Sociedade Alemã-Chinesa para psicoterapia. Desenvolveu pesquisas, no México, na China, na Alemanha, sobre temas relacionados com o amor, interações conjugais e familiares e psicoterapia e atualmente integra grupo de pesquisa sobre casal e família no Brasil. Esta ampla experiência multicultural o levou a apresentar, neste livro, a complexidade das interações conjugais como uma contribuição para a terapia de casais. São discutidas questões fundamentais como o que significa hoje psicoterapia e o conceito de mudança numa perspectiva sistêmica.

Uma ampla revisão da literatura sobre essas questões precede a introdução da relação conjugal, apresentada sob vários ângulos, entre eles a perspectiva antropológica de onde emerge a polaridade natureza e cultura, as questões do matriarcado e do patriarcado, do incesto e de sua proibição, desenvolvendo a base antropológica da relação conjugal. A partir dessa discussão, é demonstrado que o fundamento do casamento e da família se encontra na cultura e não na natureza. É apresentado também o desenvolvimento da relação conjugal a partir dos componentes que cada um dos cônjuges carrega consigo, da experiência emocional vivenciada na primeira infância e que, mais tarde, terá uma grande importância na escolha do parceiro. Nesse sentido, observa-se como a dimensão sistêmica integra elementos do sistema emocional, como ela se estrutura e como sua dinâmica interatua numa dimensão intergeracional. O conceito de ciclos de vida familiar é apresentado com interessantes exemplos, bem como as questões vinculadas à vivência da sexualidade nas relações conjugais. As questões do amor passional e do amor duradouro são discutidas sob o ângulo das emoções definidas como o fundamento dos comportamentos humanos. São precisamente as emoções que estão na base dos sentimentos de bem-estar ou de mal-estar, fundamentos do que nós vivemos como felicidade e infelicidade, nas relações interpessoais. O sentimento do AMOR se destaca do conjunto das emoções como um dos mais importantes, porque tem como objeto a pessoa amada e como fim a união com ela, culminando com a constituição do casal.

Isso leva a questões sobre a estrutura e dinâmica subjacente às interações conjugais e, neste sentido, o livro discorre sobre as influências que podem estar como pano de fundo para a manutenção ou não das relações conjugais, e como a terapia de casal pode contribuir para o esclarecimento da relação.

A terapia conjugal se realiza com um casal que se encontra inserido no contexto psicológico, social e cultural, no qual circulam as concepções de valores e as normas vigentes. Terapeutas são procurados quando o sentimento de felicidade abre espaço para o mal-estar, o sofrimento. Os conhecimentos oriundos de múltiplas fontes (antropológicas, psicanalíticas, psicodinâmicas e sistêmicas), apresentados nesse livro constituem uma importante contribuição para a formação dos terapeutas, quando discute as relações e as regras, a mudança dessas regras, a palavra e o gesto, pensamentos irracionais e a atribuição de culpa e alguns aspectos inconscientes. Além disso, discute amplamente, a partir das pesquisas realizadas sobre as terapias de casal, suas possibilidades e limites à luz do conceito de mudança procurando responder quão eficiente é a terapia de casal.

Portanto é um livro que interessa psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e a todos os pesquisadores que procuram aprofundar esse tema.

 

 

Resenha aceita em 08 de janeiro de 2002

Creative Commons License