SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1The aging process, especially in older people, propelled by values associated with the meeting of generations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148

Rev. Mal-Estar Subj. vol.11 no.1 Fortaleza Mar. 2011

 

EDITORIAL

 

Mal estar e gerações

 

Discontents and Generations

 

 

O mal estar inerente à condição humana de existir e conviver no âmbito dos laços sociais implica em trabalhos subjetivos que envolvem o corpo, a imagem, a idade, a dimensão do institucional, enfim, uma série de fatores que contribuem para uma reflexão sistemática sobre as formas de produção do sofrimento psíquico do sujeito e sua relação com o próximo.

Abrimos este número com uma leitura sobre os dilemas subjetivos causados pelos encontros intergeracionais. A questão do tempo, do ócio, o processo de envelhecimento, a dinâmica impressa pelos valores entre as gerações, além das consequências trazidas pelas questões adaptativas, traçam uma interessante malha de reflexão sobre o sofrimento psíquico no decorrer da vida.

Em seguida, como uma forma de contraponto subjetivo, tratamos de uma abordagem do sofrimento na adolescência. Desta feita, o sofrimento psíquico aparece tipificado com adolescentes em conflito com a lei. O cerne da discussão é o processo de inscrição da lei e sua relação com a verticalidade e a horizontalidade, pensadas a partir do funcionamento familiar. Em pauta, as vias de atuação dos adolescentes em função da nomeação materna e o predomínio de determinada posição, que desvela o desejo do Outro. As consequências são vistas a partir do conflito que o sujeito utiliza em relação ao laço social e as formas de transgressão advindas de sua posição dentro da triangulação familiar.

Na sequência apresentamos um bloco de artigos sobre o sofrimento psíquico, a dimensão subjetiva do trabalho e a formação do profissional. A ênfase recai sobre o sofrimento psíquico - enquanto uma categoria importante para se discutir o trabalho, seu significado, seu valor e sua função na compreensão da subjetividade - serve também como forma de revisão de como se conformam os laços sociais na conjuntura psicossocial do nosso tempo.

Avançamos com a discussão sobre as possibilidades de deslocamentos do sujeito do sofrimento para o sujeito da ação, bem como do trabalho como fator de adoecimento para o registro da atividade funcional criadora. Os dilemas pessoais vividos por executivos bancários e o sofrimento inerente aos seus familiares em função das mudanças impostas em suas carreiras profissionais, desenham a amplitude do estudo do sofrimento psíquico causado pelo trabalho, a partir de um membro da família. Estas inquietações são apresentadas também como uma forma de pensar o mal estar no trabalho enquanto efeito de uma civilização repressiva e com montagens sublimatórias que envolvem o conflito indivíduo-civilização. Fazemos um contraponto com a análise de uma pesquisa realizada sobre a formação do psicólogo e a ênfase curricular, bem como a habilitação voltada para a psicologia da saúde coletiva e as políticas de saúde, área de grande relevância para a prática profissional do psicólogo no Brasil. Fechamos, assim, com a discussão sobre novas possibilidades de compreensão psicológica para clínica no serviço público de saúde, por meio de pesquisa bibliográfica, reflexão teórica e estudos de casos clínicos.

A terceira vertente tratada neste número gira em torno dos temas do mal estar na clínica e no sujeito. Publicamos trabalhos sobre o mal estar nas doenças degenerativas e uma discussão sobre a fragmentação do eu em sujeitos psicóticos. Apresentamos uma análise sobre a relação Psicanálise e política, o sofrimento e a desinstitucionalização, as incidências do pai pela religião na teoria de Freud e Lacan, a importância do ato de brincar e o desejo na formação da subjetividade na infância, concluindo com o sofrimento psíquico causado no sujeito no contexto da cidade e do trânsito na contemporaneidade.

 

Henrique Figueiredo Carneiro
Editor e Organizador