SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1-2The mobbing at workplace from perpetrator's point of view: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148

Rev.Mal-Estar Subj vol.13 no.1-2 Fortaleza June 2013

 

EDITORIAL

 

A docência, o mal-estar e outros temas

 

The teaching, the malaise and other themes

 

 

Neste primeiro número de 2013, de "nova cara", a Revista Mal-estar e Subjetividade, reúne uma boa parcela de trabalhos que tratam da questão dos docentes e as consequências do seu trabalho sobre sua integridade. Com diferentes abordagens teóricas, todos eles apontam para a difícil tarefa de ser professor. Tarefa essa que nós, editores da Revista, compartilhamos.

Mas de onde vem esse mal-estar docente? De onde vem essa tensão? Por que, no momento atual, os trabalhadores, não só os professores, sentem-se tensos e preocupados? A origem talvez esteja no próprio trabalho. Com as inovações tecnológicas vieram também as inovações gerenciais. A gestão de pessoas passa a ser o principal componente para a obtenção do lucro e a forma de gerir se modifica. A administração por objetivos, em que o trabalhador tem que atingir metas traçadas externamente, às vezes, sem nenhum comprometimento ou análise das condições locais, é para deixar todos "tensos e preocupados". A vivência é de uma situação "sem saída", ou onde a única saída é sair dali, literalmente. Não é, portanto, aleatória a deterioração do bem-estar. A descrição de situações de assédio, burnout e outros males que atingem os docentes, bem como o efeito dessas condições sobre a aprendizagem dos alunos são discutidos em vários dos artigos apresentados neste número.

Mas este número não é temático e traz também trabalhos interessantes sobre os temas maternidade, abandono, alteridade, consumo, drogas, eutanásia e literatura.

Por outro lado, "Sobre o mal-estar hoje" apresenta uma crítica contundente das teorias e práticas que cercam os problemas que temos de encarar, decorrentes, dentre outras coisas, dos trabalhos que temos de realizar e da forma como a sociedade se estrutura ao redor dos seus mal-estares.

Com isso, desejamos a todos uma boa leitura.

 

Regina Heloisa Maciel
Co-editora e Organizadora

Creative Commons License