SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número14Memória do presente: uma curta trajetória, uma extensa históriaPara uma reconstrução dos conceitos de massa e identidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Rev. psicol. polít. v.7 n.14 São Paulo dez. 2007

 

NOTÍCIAS

 

Mensagem da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Política - ABPP

 

 

No ano 2000, um grupo de docentes e pós-graduandos interessados na psicologia política tomara a iniciativa de criar uma entidade científica desta área e publicar um periódico dedicado à psicologia política. Foi, então, instalada uma diretoria provisória sob a presidência do professor Leôncio Camino da Universidade Federal de Paraíba e um comitê editorial formado por dois editores chefe, o professor Marco Aurélio Máximo Prado, então docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIMARCO e o professor Salvador Antonio Mirelles Sandoval da Pontifica Universidade Católica de São Paulo e uma equipe de editores executivos. Até o presente numero, estes dois editores têm sido responsáveis pela publicação da Revista Psicologia Política. Tem sido uma tarefa de extrema importância, pois se, de um lado, a revista é conseqüência da produção científica da área da psicologia política no Brasil, de outro lado ela é pressuposto, à medida que pela seleção dos artigos ela modela o que é considerada no Brasil a área da psicologia política.. A qualidade da revista desde seu primeiro número em 2001, a sua grande receptividade e a boa avaliação recebida pela CAPES (nacional A) atestam a grande competência e dedicação dos dois editores, como também da equipe de editores executivos que colaborou com eles. Não tem dúvida que o comitê editorial tem dado uma grande contribuição não apenas para o fortalecimento da Associação Brasileira de Psicologia Política, mas principalmente para a consolidação da psicologia política brasileira. A Associação Brasileira de Psicologia Política agradece e parabeniza os editores e seus colaboradores pela excelente trabalho realizado.

Le roi est mort, vive lê roi : a partir do primeiro semestre de 2008, dois novos editores estão assumindo a publicação da revista : Alessandro Soares da Silva, professor do Curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades &– EACH da USP, e Celso Zonta, professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Após a publicação do edital para a seleção de novos editores da RPP, ambos candidataram-se e de acordo com as normas estipuladas pelo edital foram aprovados pela comissão julgadora formada pel@s professor@s Silvia Koller, Vanessa Andrade de Barros e Marco Aurélio M. Prado. Novos desafios estão os esperando, entre outros: mais ampla indexação da revista, o reconhecimento da revista pela área da sociologia da CAPES que avaliou a revista com nacional C, a eventual manutenção da revista em papel ao lado da publicação on-line. Temos certeza de que cumprirão a tarefa com grande competência e dedicação, tendo em vista que o professor Alessandro participou intensamente da equipe dos editores executivos nos primeiros anos da revista e o professor Celso Zonta tem acompanhado o crescimento da área da psicologia política através da sua participação no GT Psicologia Política da ANPEPP e nos Simpósios Nacionais de Psicologia Política, tendo sido responsável pela organização do 3º Simpósio em Bauru em 2004.

Além da Revista Psicologia Política, uma atividade importante da ABPP é a realização bienal dos Simpósios de Psicologia Política. O V Simpósio Nacional de Psicologia será realizado de 29 de outubro a 2 de novembro de 2008 na EACH-USP. O coordenador da comissão organizadora é o professor Alessandro Soares da Silva e o coordenador da Comissão Científica o professor Salvador Antonio M. Sandoval. O tema central do Simpósio será “O Público e o Privado nas Políticas Públicas”. A realização do Simpósio nos espaços da EACH onde funciona o curso de Gestão de Políticas Públicas terá como provável conseqüência um aumento grande do número de participantes transformando o caráter dos nossos simpósios. De outro lado, teremos como grande ganho uma presença maior de pessoas da área da sociologia e ciência política. Desta forma, o Simpósio poderá tornar-se uma excelente oportunidade para romper o relativo isolamento da psicologia política brasileira no campo da psicologia.

Romper barreiras é também proposta da 31º Encontro Científico Anual da International Society of Political Psychology, cujo tema central é Building Bridges: Political Psychology and Other Disciplines, Political Psychology and the World. O tema de ambos os eventos expressa claramente a vocação da psicologia política como uma abordagem interdisciplinar que possa contribuir para um maior entendimento dos complexos problemas do mundo atual. Confiante que vale a pena investir no desenvolvimento da ABPP e fortalecer suas ações, iniciaremos no primeiro semestre de 2008 o cadastramento dos sócios e a cobrança da anuidade. Esperamos contar com um número significativo de associados para poder contribuir para uma maior legitimidade da psicologia política no Brasil.

Cornelis Johannes van Stralen

Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Política

Creative Commons License