SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue15Following pathways and facing challenges: the future of Political Psychology Journal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Rev. psicol. polít. vol.8 no.15 São Paulo June 2008

 

NOTÍCIAS

 

 

Mensagem da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Política-ABPP

 

Message from Brazilian Association of Political Psychology

 

Mensage de la Directoria de la Associación Brasileña de Psicología Política

 

 

Cornelis Johannes van Stralen*

Associação Brasileira de Psicologia Política

 

 

No ano 2000, um grupo de docentes e pós-graduandos interessados na psicologia política tomara a iniciativa de criar uma entidade científica desta área e publicar um periódico dedicado à psicologia política. Foi, então, instalada uma diretoria provisória sob a presidência do professor Leôncio Camino da Universidade Federal de Paraíba e um comitê editorial formado por dois editores chefe, o professor Marco Aurélio Máximo Prado, então docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIMARCO e o professor Salvador Antonio Mirelles Sandoval da Pontifica Universidade Católica de São Paulo e uma equipe de editores executivos. Até o presente numero, estes dois editores têm sido responsáveis pela publicação da Revista Psicologia Política. Tem sido uma tarefa de extrema importância, pois se, de um lado, a revista é conseqüência da produção científica da área da psicologia política no Brasil, de outro lado ela é pressuposto, à medida que pela seleção dos artigos ela modela o que é considerada no Brasil a área da psicologia política.. A qualidade da revista desde seu primeiro número em 2001, a sua grande receptividade e a boa avaliação recebida pela CAPES (nacional A) atestam a grande competência e dedicação dos dois editores, como também da equipe de editores executivos que colaborou com eles. Não tem dúvida que o comitê editorial tem dado uma grande contribuição não apenas para o fortalecimento da Associação Brasileira de Psicologia Política, mas principalmente para a consolidação da psicologia política brasileira. A Associação Brasileira de Psicologia Política agradece e parabeniza os editores e seus colaboradores pela excelente trabalho realizado.

Le roi est mort, vive lê roi : a partir do primeiro semestre de 2008, dois novos editores estão assumindo a publicação da revista : Alessandro Soares da Silva, professor do Curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH da USP, e Celso Zonta, professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Após a publicação do edital para a seleção de novos editores da RPP, ambos candidataram-se e de acordo com as normas estipuladas pelo edital foram aprovados pela comissão julgadora formada pel@s professor@s Silvia Koller, Vanessa Andrade de Barros e Marco Aurélio M. Prado. Novos desafios estão os esperando, entre outros: mais ampla indexação da revista, o reconhecimento da revista pela área da sociologia da CAPES que avaliou a revista com nacional C, a eventual manutenção da revista em papel ao lado da publicação on-line. Temos certeza de que cumprirão a tarefa com grande competência e dedicação, tendo em vista que o professor Alessandro participou intensamente da equipe dos editores executivos nos primeiros anos da revista e o professor Celso Zonta tem acompanhado o crescimento da área da psicologia política através da sua participação no GT Psicologia Política da ANPEPP e nos Simpósios Nacionais de Psicologia Política, tendo sido responsável pela organização do 3º Simpósio em Bauru em 2004.

Além da Revista Psicologia Política, uma atividade importante da ABPP é a realização bienal dos Simpósios de Psicologia Política. O V Simpósio Nacional de Psicologia será realizado de 29 de outubro a 2 de novembro de 2008 na EACH-USP. O coordenador da comissão organizadora é o professor Alessandro Soares da Silva e o coordenador da Comissão Científica o professor Salvador Antonio M. Sandoval. O tema central do Simpósio será "O Público e o Privado nas Políticas Públicas". A realização do Simpósio nos espaços da EACH-USP onde funciona o curso de Gestão de Políticas Públicas terá como provável conseqüência um aumento grande do número de participantes transformando o caráter dos nossos simpósios. De outro lado, teremos como grande ganho uma presença maior de pessoas da área da sociologia e ciência política. Desta forma, o Simpósio poderá tornar-se uma excelente oportunidade para romper o relativo isolamento da psicologia política brasileira no campo da psicologia.

Romper barreiras é também proposta da 31º Encontro Científico Anual da International Society of Political Psychology, cujo tema central é Building Bridges: Political Psychology and Other Disciplines, Political Psychology and the World.

O tema de ambos os eventos expressa claramente a vocação da psicologia política como uma abordagem interdisciplinar que possa contribuir para um maior entendimento dos complexos problemas do mundo atual.

Confiante que vale a pena investir no desenvolvimento da ABPP e fortalecer suas ações, iniciaremos no primeiro semestre de 2008 o cadastramento dos sócios e a cobrança da anuidade. Esperamos contar com um número significativo de associados para poder contribuir para uma maior legitimidade da psicologia política no Brasil.

 

 

* Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Política.

Creative Commons License