SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue19Polítical psychology on the centenary of Le Bon's work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Rev. psicol. polít. vol.10 no.19 São Paulo Jan. 2010

 

NOTÍCIAS

 

 

Mensagem da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Política - ABPP

 

Message from Brazilian Association of Political Psychology

 

Mensage de la Directoria de la Associación Brasileña de Psicología Política

 

 

Marco Aurélio Maximo Prado*

Associação Brasileira de Psicologia Política

 

 

A ABPP comemora este ano dez anos de existência. Seu nascimento esteve vinculado a um grupo de pesquisadores que há muito vinha pesquisando temáticas políticas no âmbito da Psicologia, especificamente da Psicologia Social. O nascimento da ABPP não se deu sem polêmicas, já que é bastante complexa a tarefa de delimitar o que seria então a Psicologia Política no campo de produção da Psicologia Social no Brasil.

Muitas questões emergem deste debate que merecem nossa atenção: seria uma psicologia engajada politicamente, seria uma inserção da psicologia nos estudos da política ou seu inverso? Apesar e com estas polêmicas, a Psicologia Política ganhou no Brasil visibilidade e densidade nos últimos anos e, este ganho tem uma direta relação com a organização da ABPP no âmbito nacional. Vale ressaltar aqui que uma maior aproximação com outros países e pesquisadores estrangeiros foi também possível dada a existência da Revista Psicologia Política e dos Simpósios Brasileiros de Psicologia Política, atividades por excelência da ABPP como instituição.

Neste tempo muitas atividades têm sido realizadas através de duas principais frentes: a organização, produção e veiculação da Revista Psicologia Política e a realização dos Simpósios Brasileiros de Psicologia Política. Além destas, a ABPP também participa de outros eventos institucionais, científicos e políticos referentes ao cenário da produção científica no Brasil.

A ABPP foi fundada em 2000 e sua existência sempre esteve mais motivada por um grupo de pesquisadores que sempre desejou a criação de uma rede de trabalho do que propriamente pela necessidade de uma institucionalidade jurídico- burocrática, ainda que estas duas questões exigem, cada vez mais na atualidade, formas de organização bastante complexas e, por vezes, até perversa, privilegiando mais as lógicas da burocracia do que os principais objetivos de uma instituição científica.

Desde o ano de seu surgimento, a ABPP já realizou encontros científicos de diferentes formatos e dinâmicas. Já realizou eventos no interior de outros congressos já bem consolidados no Brasil como também realizou Simpósios próprios. Nestes Simpósios, a principal tarefa sempre tem sido congregar novos pesquisadores, desenvolver debates teórico-metodológicos, avaliar criticamente pesquisas e processos de intervenção, bem como realizar a produção de materiais de divulgação científica para estudantes interessados. Foram realizados até o momento cinco Simpósios Brasileiros de Psicologia Política: três em São Paulo e dois em Belo Horizonte, sendo um deles no interior do estado de São Paulo. Uma questão que merece destaque na realização dos Simpósios é o intuito interdisciplinar deste campo de pesquisa e atuação. Em todos os Simpósios tiveram presentes pesquisadores de distintas áreas das ciências humanas, marcando claramente a vocação de um campo interdisciplinar de pesquisa.

A Revista Psicologia Política – RPP – foi também uma das primeiras ações desenvolvidas e que permanece até o momento. A RPP esteve durante os primeiros sete anos sendo organizada pelo mesmo grupo de pesquisadores e depois passou a ser editada por candidatos que se apresentaram a um edital de seleção de editores. No primeiro edital lançado em 2007, uma dupla de pesquisadores da USP e da UNESP (Professores Alessandro Soares e Celso Zonta, respectivamente) foi indicada pelo período de quatro anos (2008-2011) como editores.

Além disso, a ABPP tem como um desafio expandir suas atividades e sua visibilidade, utilizando dos mecanismos de redes sociais e outros que permitam uma maior organicidade de sua existência como instituição. Seus laços com colegas latino-americanos e europeus já foi criado, mas ainda há muito que fazer no âmbito nacional, especialmente para atender a uma intensa demanda de estudantes que não possuem contato algum nos cursos de graduação com a Psicologia Política e que se interessam a cada dia em conhecer a produção acumulada deste campo.

Dez anos de aprendizado deverá servir, não só para comemorar, mas também para avaliar e desenhar novos rumos institucionais. Parabéns ABPP!

 

 

* Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Política.