SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21Psícología Política en el escenario Ibero-Latinoamericano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Rev. psicol. polít. vol.11 no.21 São Paulo jun. 2011

 

NOTÍCIAS

 

 

Mensagem da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Política - ABPP

 

Message from Directors of Brazilian Association of Political Psychology - ABPP

 

Mensaje de la Junta de la Asociación Brasileña del Psicología Política - ABPP

 

Marco Aurélio Maximo Prado*; Marcos Ribeiro Mesquita**

Associação Brasileira de Psicologia Política

 

 

A Associação Brasileira de Psicologia Política tem se constituído em seus onze anos de existência em um importante espaço de interlocução, construção e troca de conhecimento no campo interdisciplinar da política.

Quando surgiu, em maio de 2000, a associação tinha, entre outras propostas, o de fomentar no meio acadêmico um profundo debate em torno das questões relacionadas à política estabelecendo um diálogo necessário com interlocutores de diferentes áreas afins. De fato, desde os Simpósios Nacionais de Comportamento Político realizados nos anos 90, espaços imprescindíveis para o surgimento da ABPP, o caráter interdisciplinar já se colocava como uma marca. Os Simpósios Nacionais de Psicologia Política têm fomentado e fortalecido cada vez mais essa dimensão tão necessária quanto desafiadora.

Importante também é o diálogo realizado pelos grupos de pesquisa com os coletivos e movimentos sociais brasileiros que lutam a partir de suas diferentes demandas por uma sociedade mais justa. As lutas por igualdade de gênero, pelo reconhecimento de práticas e valores culturais e comunitários, contra toda e qualquer forma de discriminação, pela efetivação de políticas públicas que garantam os direitos plenos de cidadania, são lutas que aproximam a ABPP destes movimentos, de um caráter dialógico com a sociedade, e de uma perspectiva crítica e reflexiva dos problemas sociais contemporâneos.

Além disso, a ABPP, também através da articulação dos diferentes grupos de pesquisa, vem realizando um maior diálogo com professores e pesquisadores de outros países da América Latina. Esta interlocução que ultrapassa as fronteiras torna-se extremamente salutar para o enriquecimento do campo da Psicologia Política que se notabiliza por um reconhecimento acadêmico e social cada vez maior. O diálogo continuado com pesquisadores da Argentina, Colômbia, Costa Rica, México, Uruguai, Venezuela tem ampliado as possibilidades de realização conjunta de projetos e pesquisas sobre os mais distintos temas, fortalecendo a produção na área.

A Revista Psicologia Política é um espelho da pluralidade e riqueza desta produção. Neste tempo de existência, com todos os limites e dificuldades de consolidação, comuns a toda e qualquer associação que se quer reconhecida por sua atuação científica e política, queremos realçar aqui o envolvimento de tod@s no sentido de fazer da ABPP uma associação que se constitui a cada dia através das dimensões da interdisciplinaridade, do diálogo e do compromisso com a construção de um conhecimento transformador.

Os desafios e exigências de continuidade são enormes. Há uma necessidade de fortalecer os vínculos com outras entidades no campo da psicologia através do Fórum de Entidades de Psicologia e outras redes; de manter e cultivar um exercício de aproximação e diálogo com entidades e pesquisadores de áreas afins, e uma urgência em ampliar o número de grupos e diretórios de pesquisa que trabalhem no campo da Psicologia Política.

O VI Simpósio Nacional de Psicologia Política que será realizado em agosto deste ano na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), é mais um momento para pensarmos nos desafios que temos e avaliarmos nossa caminhada. Um espaço também para celebrarmos a história que já construímos. Esperamos tod@s.

 

 

* Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Política.
** Secretário Geral da ABPP.