SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número25A AILPP e a Psicologia Política na Ibero-Latino-AméricaA Psicologia Política na Ibero-Latino-América: avanços e desafios de um campo emergente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Rev. psicol. polít. vol.12 no.25 São Paulo dez. 2012

 

MENSAGEM DA ABPP

 

ABPP e AILPP Juntas Rumo ao México em 2014!

 

ABPP and AILPP Together Towards Mexico in 2014!

 

ABPP y AILPP Juntas Rumbo al México em 2014!

 

 

Salvador A. M. Sandoval

Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Politica - PUCSP - Brasil

 

 

No ano de 2012, podemos dizer que a Psicologia Política Brasileira cresceu e muito. Um importante exemplo disso foi o nosso VII Simpósio Brasileiro de Psicologia Política copresidido pelas colegas da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS - Drª. Aline Reis Calvo Hernández e Drª. Helena Scarparo. O Encontro teve lugar na agradável Serra Gaúcha, sendo a sede o encontra acolhedora cidade de São Francisco de Paula. Como não poderíamos deixar de fazer, agradecemos a comissão organizadora do evento e o povo de São Chico que nos recebeu com tanto carinho. Estiveram presentes pesquisadores e pesquisadoras de todo o País e lá elegemos o próximo local de nosso VIII Simpósio Brasileiro de Psicologia Política: a calorosa Goiânia. A cargo dessa tarefa está o Dr. Domênico Unhg Hur, professor da Universidade Federal de Goiás - UFG. Nosso simpósio visitará, pela primeira vez a região centro-oeste do Brasil, e esperamos que contribua para o desenvolvimento da Psicologia Política nessa porção do país da mesma forma que contribuiu para o crescimento do campo no Rio Grande do Sul. Prevemos que o mesmo deverá ocorrer em Maio de 2014.

Mas desejamos destacar nesta mensagem a todas e todos os(as) associados(as) da Associação Brasileira de Psicologia Politica - ABPP - que o presente número da Revista Psicologia Politica marca uma nova fase da Psicologia Política no Brasil. Esta se dá por meio de uma maior interlocução com psicólogos(as) políticos(as) dos outros países latino-americanos e da península ibérica na medida em que a comunidade de psicólogos(as) políticos(as) brasileiros(as) estão mais organicamente ligados(as) aos outros núcleos de psicologia politica no hemisfério e abre as oportunidades de maiores intercâmbios intelectuais e científicos na região por meio de vários esforços para forjar laços internacionais e de caráter Interdisciplinar.

Um primeiro passo se deu quando a Associação Brasileira de Psicologia Politica colaborou ativamente, juntamente como outros grupos de países latino-americanos, para a criação da nova Associação Ibero-Latino-Americana de Psicologia Politica - AILPP, fundada em Córdoba, Argentina em 2011. Hoje, os diferentes polos de pesquisa da região vêm, sob a coordenação da Drª Silvina Alejandra Brussino do Laboratório de Psicologia Cognitiva da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina, vigorosamente trabalhando para a estruturação dessa nova entidade científica internacional. E nesse processo a Associação Brasileira de Psicologia Politica continuam colaborando, prestando toda assistência para consolidar a AILPP.

Ao mesmo tempo, a nova associação ibero-latino-americana marco sua presença no cenário internacional da ciência ao realizar seu primeiro congresso na Pontifícia Universidade Católica do Peru no segundo semestre de 2012 presidido pelo Dr. Agustín Espinosa, presidente da comissão organizadora do evento. Nessa ocasião, pela primeira vez se congregaram especialistas de todos os países do continente para trocar informações de pesquisas, abrindo a oportunidade de planejar investigações comparativas internacionais.

Ao mesmo tempo em que sai a presente publicação da Revista Psicologia Politica, na Cidade do México a Drª. Graciela Motta Botelho, da Universidade Nacional Autônoma do México, se dedica aos trabalhos de organizar, junto com colegas mexicanos, o 2º Congresso Internacional da Associação Ibero-latino-Americana de Psicologia Política, o qual se realizara nessa cidade entre 19-23 de agosto de 2014. O segundo congresso promete ser um importante evento no desenvolvimento da Psicologia Política na América Latina na medida em que esse encontro será beneficiário do interesse no campo de Psicologia Politica despertado pelo primeiro congresso. Logo no inicio de 2014 aparecerá na internet o site do 2º Congresso de Psicologia Politica da AILPP e as datas para inscrição de trabalhos e mesas. Tomamos esta oportunidade de chamar a comunidade cientifica brasileira interessada em temas de Psicologia Politica a preparar sua participação no próximo congresso internacional.

Como parte dos esforços para consolidar os laços entre as comunidades cientificas de Psicologia Politica na América Latina o editor de nossa revista de Psicologia Política, Dr. Alessandro Soares da Silva, em colaboração com o editor da Revista Eletrónica de Psicologia Política (Argentina), Dr. Elio Rodolfo Parisi, vem traçando planos para editar em conjunto alguns números da revista como um primeiro meio de difusão internacional da produção cientifica dos pesquisadores do campo. No presente fascículo da Revista Psicologia Política vemos esse trabalho consolidado, pois este é um número fruto do trabalho coordenado da ABPP e da AILPP, conduzido pelos professores Silva (ABPP) e Espinosa (AILPP). Com isso, nesse ano de 2012 a Revista Psicologia Política passa oficialmente a ser quadrimestral e seu terceiro fascículo será sempre coeditado com nossa associação-irmã, a AILPP.

Este fato outorga à nossa Revista brasileira Psicologia Politica um status bastante diferenciado entre as outras revistas científicas nacionais em fazendo parte de uma rede de difusão científica internacional. Certamente, esses primeiros passos em coedição são pioneiros na construção de uma revista internacional latino-americana de Psicologia Politica dando a visibilidade à pesquisa e teorização dentro da Psicologia Politica, antes restrito às comunidades nacionais de Psicologia ou de Ciência Política. No entanto, hoje a nossa Revista se materializa como a porta-voz intelectual não só da ABPP, mas também da AILPP.

Finalizando, a publicação deste número da Revista Psicologia Politica é um acontecimento emblemático, resultado de um processo iniciado umas três décadas atrás no Brasil, quando da criação do campo de Psicologia Política, e que hoje ganha asas Ibero-Latino Americanas em se integrando a uma comunidade cientifica maior, muito além das fronteiras de nosso pais. Todos e todas que, ao longo desses anos, vêm se esforçando a contribuir para o campo psicopolítico no Brasil hoje podem ver no horizonte de 2014 um congresso internacional da Associação Ibero-Latino-Americana que também é parte de nossos esforços para consolidar nossa Associação Brasileira de Psicologia Politica. Colegas, Psicólogos(as) Políticos(as): vamos todos(as) ano que vem ao México para o 2º Congresso Ibero-Latino Americano de Psicologia Política!

Creative Commons License