SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue46Jasmine and wasp: PPGSI memorie to the teacher Tania Mara Galli Fonseca author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Rev. psicol. polít. vol.19 no.46 São Paulo Sept./Dec. 2019

 

MENSAGEM ABPP

 

Conquistas e ações da ABPP em um contexto político de desafios para a produção e divulgação cientifica

 

Logros y acciones de la ABPP en un contexto político de desafíos para la producción y difusión científica

 

Achievements and actions of the ABPP in a political context of challenges for scientific production and dissemination

 

Réalisations et actions du ABPP dans un contexte politique de défis pour la production et la diffusion scientifiques

 

 

Frederico Alves Costa

Presidente da ABPP - Biênio 2019-2020

 

 

O primeiro aspecto a destacarmos nesta mensagem é a alegria com a publicação do terceiro número de 2019 da Revista Psicologia Política e, assim, a marca de 19 volumes da RPP. Em 2016 a equipe editorial atual, da qual fiz parte até o fim de 2018, assumiu a RPP em um contexto em que a Revista, infelizmente, por razões diversas, se encontrava com atraso na publicação dos números. Esta equipe chega ao fim de sua gestão com o alcance de sua principal meta: a regularização da publicação da RPP, a qual ocorreu no início do ano 2019. Assim, este número 46 reafirma o esforço das/os editores e da diretoria da ABPP em manter a periodicidade da Revista e demonstra o compromisso com o fomento de debates importantes sobre nossos tempos tristes - no Brasil e em outros países, decorrentes do fortalecimento do autoritarismo, do neoliberalismo e das desigualdades sociais -, e sobre o campo da Psicologia Política brasileira.

Parabenizamos todas e todos que contribuíram neste processo: a equipe editorial da RPP, a diretoria anterior e a diretoria atual da ABPP, as/os editoras/es convidadas/os, as/os autores/as, as/os pareceristas. Queremos afirmar também a importância das/os sócias/os da ABPP, pois nos últimos anos os custos da RPP têm sido financiados apenas pela ABPP, sendo o pagamento da anuidade das/os sócias/os fundamental para a manutenção da Revista e de todas as ações da ABPP Neste sentido, retomamos o pedido feito na mensagem da ABPP publicada no número 44 da RPP: que os/as associados/as que não se encontram com o pagamento da anuidade regularizado, por favor, o efetue. Ademais, convidamos as/os leitoras/es da RPP a se filiarem à ABPP. Informações sobre o pagamento da anuidade e para novas/os associadas/os podem ser encontradas no site da ABPP: https://psicologiapolitica.org.br/associe-se/.

Com o fim da gestão da equipe editorial da RPP, a ABPP divulgou no dia 06 de setembro de 2019 o edital para Seleção da nova Equipe Editorial, que

será responsável pela Revista no período de 2020 a 2024. O edital pode ser acessado no site da ABPP: https://psicologiapolitica.org.br/edital-rpp-2019-selecao-editoria-cientifica/. Esperamos que a nova equipe mantenha a regularidade e a qualidade acadêmica da RPP, bem como, junto com a diretoria da ABPP, alcance, cada vez mais, uma melhor avaliação da Revista na comunidade científica.

Neste ano de 2019 a ABPP tem participado ativamente do Fórum das Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB) e de eventos organizados por outras entidades científicas (já estivemos este ano nos encontros organizados pela ABEP e pela ULAPSI). Consideramos estas ações muito importantes, uma vez que contribuem para a visibilidade da Psicologia Política brasileira e para o fomento de articulações com outras associações científicas na construção de estratégias em defesa da ciência, das universidades brasileiras e da democracia. Continuamos também a publicar o Comunicados ABPP, iniciativa construída pela diretoria atual para ampliarmos a aproximação da associação com seus associados e com outras pessoas interessadas pela Psicologia Política brasileira. Os Comunicados podem ser acessados no site da ABPP: https://psicologiapolitica.org.br/comunicados/. Caso desejem receber o Comunicados ABPP por e-mail ou divulgar informações neste espaço, escrevam para contatopsicologiapolitica@gmail.com.

Ademais, já iniciamos a organização do XI Simpósio Brasileiro de Psicologia Política, o qual será realizado no segundo semestre de 2020, na Universidade Federal de Santa Catarina. No contexto político em que vivemos, marcado pela perseguição à produção de pensamentos críticos sobre a realidade e por uma política científica do governo federal caracterizada pela desestruturação da CAPES e do CNPq, o desafio para a organização do Simpósio será ainda maior. Mas, mesmo diante destas condições, pretendemos realizar um ótimo evento, dando continuidade à qualidade dos Simpósios anteriores e fomentando a participação de docentes, discentes, profissionais de diversas áreas das ciências humanas e de integrantes de movimentos sociais.

Neste âmbito da organização dos Simpósios, é importante ressaltarmos que o livro do X Simpósio Brasileiro de Psicologia Política, realizado em 2018, na Universidade Federal de Alagoas, foi publicado em agosto de 2019. O livro foi organizado por mim, Frederico Alves Costa, e por Marcos Ribeiro Mesquita, e é composto por capítulos de autoria dos organizadores e das/os seguintes convidadas/os do Simpósio: Leoncio Francisco Camino Rodriguez Larrain (UFPB), Telma Regina de Paula Souza (UNIMEP), Daniel de Mendonça (UFPel), Kátia Maheirie (UFSC), Maria Juracy Filgueiras Toneli (UFSC), Marco Aurélio Máximo Prado (UFMG), Rogério Diniz Junqueira (INEP), Saulo Luders Fernandes (UFAL), Jeferson Santos da Silva (INEG/AL), Carlos José F. Santos - Casé Angatu Xukuru Tupinambá (UESC/UFSB), Germán Andrés Cortés Millán (UNIPILOTO). Realizamos o primeiro lançamento do livro no II Encontro de História Social da Psicologia, que ocorreu em setembro de 2019, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faremos também o lançamento do livro, em novembro de 2019, em dois outros eventos: na Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que ocorrerá em Maceió, e no XX Encontro Nacional da ABRAPSO, em São Paulo. O livro pode ser acessado, em sua versão eletrônica, através do site da ABPP: https://psicologiapolitica.org.br/simposio-brasileiro-de-psicologia-politica/.

Caso você tenha interesse em construir debates sobre Psicologia Política em sua região, entre em contato com a ABPP (contatopsicologiapolitica@gmail.com) para a organização de uma Roda de Conversa, uma Mesa Redonda ou uma palestra em sua cidade. A diretoria da ABPP possui membros nas cinco regiões brasileiras e, assim, buscaremos estar presente nestas atividades.

Esperamos contar, cada vez mais, com a participação de todas as pessoas que se interessam pela Psicologia Política no fomento e na construção de ações da ABPP. Ressaltamos, novamente, a importância da filiação à ABPP e do pagamento das anuidades para a manutenção da ABPP.

Diante do contexto político em que vivemos no país, temos e teremos nos próximos anos muitos desafios a enfrentar na busca de mantermos e ampliarmos a produção e a divulgação científica no país, bem como na luta por direitos democráticos. Que estejamos juntos na superação dos desafios de nosso tempo e na construção de outros mundos possíveis!

Abraços!

Creative Commons License