SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número9Orientação sexual em escolas de ensino fundamental: um estudo exploratório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicopedagogia

versão impressa ISSN 1676-1049

Cad. psicopedag. v.5 n.9 São Paulo  2005

 

EDITORIAL

 

 

Oferecemos à comunidade acadêmica o número nove dos Cadernos de Psicopedagogia. Nesta oportunidade buscamos contemplar temas de interesse relacionados à aprendizagem humana.

Iniciamos com resultado de pesquisa sobre orientação sexual em escolas do ensino fundamental, trabalho que teve como objetivo avaliar como estão sendo desenvolvidos programas de orientação sexual no contexto escolar.

O segundo artigo, “O poder e a subjetividade: reflexão na perspectiva da teoria critica da sociedade”, traz questões relacionadas ao processo de desenvolvimento e produção da existência humana, sua historia suas necessidades e suas idéias, focando as condições promotoras da dominação do homem sobre o homem, a negação da identidade entre pensamento e ser e a repressão da natureza interior do homem.

No artigo “Criatividade e resiliência. Formação docente numa perspectiva inter e transdisciplinar” as autoras discutem o conceito de “espaço de criação” em seus aspectos teóricos e metodológicos do ponto de vista da inter e transdisciplinaridade no âmbito da formação de professores dos anos iniciais da escolarização. O artigo baseia-se em resultados de trabalho de pesquisa-intervenção realizado nesta área desde o ano de 1998.

Em “Enfoque psicoanalítico del tratamiento psicopedagógico” a autora traz importante contribuição à intervenção nos problemas de aprendizagem. O tratamento psicopedagógico, neste trabalho, focaliza as características particulares da produção simbólica de cada criança e trata de encontrar o sentido clínico e histórico-subjetivo, tentando modificá-la clinicamente para ampliar a relação que o sujeito tem com o mundo.

O artigo seguinte, Subjetividad masculina: entre el terror y el temblor, o autor Horácio Belgich discute a problemática da masculinidade contemporânea na Argentina articulando-a à problemática mais ampla do Capitalismo Mundial Integrado. O autor parte da hipótese que cada um dos parâmetros da economia política financeira mundial tem sua correspondência e concomitância com a economia libidinas das subjetividades.

Já em Novas tecnologias e educação temos um tema instigante: a aplicação das novas tecnologias à educação formal. Os aspectos que o autor Martín Pérez Lorido apresenta neste texto nos colocam em contato com a dinâmica da sociedade da informação e os conflitos que aí se apresentam, Dentre eles o autor ressalta o conflito homem versus máquina atualizado pelas TIC.

Ainda sobre o mesmo tema, temos a comunicação de Pierre Lèvy, um dos mais importantes teóricos da atualidade. De passagem pelo nosso país Lèvy apresenta suas idéias sobre inteligência coletiva e sua relação com a internet.

Por fim temos a resenha do livro Cibercultura, de Pierre Lèvy que encerra a temática propondo novos desafios.

Desejamos a todos uma proveitosa leitura dos testos aqui selecionados pela Comissão Editorial.

 

A Editora

Creative Commons License