SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número10Relações estéticas, atividade criadora e constituição do sujeito: algumas reflexões sobre a formação de professores(as) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicopedagogia

versão impressa ISSN 1676-1049

Cad. psicopedag. v.6 n.10 São Paulo  2006

 

EDITORIAL

 

 

Apresentamos mais um número dos Cadernos de Psicopedagogia, o número 10. Entrando no sexto ano de atividades os “Cadernos” passam para uma nova etapa de amadurecimento: agora na versão eletrônica o periódico traz seu conteúdo para o acesso livre, na tentativa de abranger um número ainda maior de leitores .

Além disso, de casa nova, Cadernos de Psicopedagogia integrou-se ao Programa de Psicologia Educacional do Centro Universitário FIEO. A maturidade traz novas responsabilidades e cuidadosamente elencamos novos textos sobre a questão da aprendizagem humana e seus desdobramentos. O primeiro artigo, “Relações estéticas, atividade criadora e constituição do sujeito: algumas reflexões sobre a formação de professores(as)” traz resultado de reflexões sobre as temáticas constituição do sujeito, atividade criadora e relação estética, consideradas fundamentais para propostas de formação continuada de professores(as)Para os autores trabalhar para uma nova sensibilidade através da ressignificação dos sentidos e da história de vida, permite criar novas formas de projetar-se para o futuro e objetivar-se no mundo. O artigo seguinte, “Foco e estratégia da supervisão clínica em psicoterapia breve” a autora, supervisora clínica de no contexto da Clínica-Escola com a abordagem da Psicoterapia Breve, vem discutir a situação de ensino-aprendizagem em Psicologia Clínica, a técnica da Psicoterapia Breve e o papel da supervisão clínica na formação do Psicólogo. Introduz as idéias de Foco e Estratégias da supervisão em Psicoterapia Breve, fundamentalmente relacionadas ao enquadramento da situação de supervisão. Para encaminhamento da discussão traz pesquisa realizada com alunosestagiários de um semestre letivo, sobre suas experiências de estágio.

No artigo “Efectos de un programa para el mejoramiento de la autoestima em niños de 8 años com problemas específicos de aprendizaje” o autor relata os resultados de programa aplicado a crianças de 8 a 11 anos que cursavam o terceiro, quarto e quinto graus do primário de escola localizada no Perú. A comunicação “A influência das representações religiosas no processo de aprendizagem do sujeito” apresentada pelos autores na Universidade Agostinho Neto, em Luanda, Angola trata das representações religiosas no processo de aprendizagem e produção do conhecimento, a partir da análise da história de vida de um educador/catequista da Igreja Católica. No decorrer da pesquisa, evidencia-se de que modo a prática religiosa contribui para a construção de um tecido social. Finalizando, a resenha do livro “O papel e o pixel. Do impresso ao digital, continuidades e tranformações” de José Afonso Furtado discute o destino do libro impresso frente ao avanço tecnológico, a partir do conceito de remediação, operação de transferência de conteúdos para outros suportes. Desejamos uma leitura proveitosa a nossos leitores.

 

Márcia Siqueira de Andrade
Editora

Creative Commons License