SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número11A construção social da Síndrome de Down índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicopedagogia

versão impressa ISSN 1676-1049

Cad. psicopedag. v.6 n.11 São Paulo  2007

 

EDITORIAL

Eis mais um número de Cadernos de Psicopedagogia, periódico dedicado à divulgação de estudos e pesquisas sobre a aprendizagem humana. Fiel a sua proposta inicial, procura abranger diferentes abordagens psicológicas para a análise do fenômeno aprendizagem.

Este número focaliza temas de grande atualidade que convocam à reflexão. Destaca-se, entre os artigos publicados, o texto de Andréa Soares Wuo, A construção social da Síndrome de Down. Nele a autora traz um breve panorama histórico dos limites sociais que foram construídos a partir do século XIX, quando a deficiência passa a ser posta em questão pela medicina moderna.

Uma outra questão, relacionada à Compreensão semiótica de crianças de cinco anos, é discutida por Lucía Sánchez-Alarcos e colaboradores.

Conxa Perpiñá Tordera e Rosa Maria Baños Rivera trazem como foco de discussão a percepção da imagem corporal em adolescentes de sexo feminino. Nesse texto os autores trazem dados interessantes sobre as distorções dessa percepção dentre os participantes da pesquisa.

Alessandra Gotuzo Seabra Capovilla traz uma contribuição original ao criar um espaço de discussão sobre contribuições da neuropsicologia cognitiva e da avaliação neuropsicológica à compreensão do funcionamento cognitivo humano.

Elisa Maria Pitombo em, Família, Psicopedagogia e Pós-modernidade avança nos debates sobre relações familares. A autora parte da análise da família na modernidade para discutir as diferenças de discursos e posições da pós-modernidade. Considera a autora que a comunicação entre pais e filhos no atendimento psicopedagógico clinico se entendido como um sistema flexível, que revê os limites e fronteiras segundo as demandas da pós-modernidade, possibilita intervenções que resignifiquem o sintoma de problemas de aprendizagem, como relações de aprendizagem humanas e plurais.

O último artigo problematiza as questões referentes ao processo de ensino-aprendizagem em ambientes on-line. A autora busca refletir sobre a atuação de equipe multidisciplinar de uma universidade particular situada na cidade de São Paulo na busca por definir o papel do professor como moderador do processo de ensino-aprendizagem em ambientes on-line.

Em Psicologia escolar e educacional: história, compromissos e perspectivas publicamos palestra proferida por Mitsuko Aparecida Makino Antunes no no VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional – CONPE realizado em Minas Gerais, São João del Rei, na Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ.

A resenha crítica de João Clemente de Souza Neto apresenta e discute o último livro de Maria Bernadete Pupo que resulta de pesquisa acerca da problemática da Empregabilidade acima dos 40 anos na sociedade contemporânea em especial no Brasil. Mesmo sendo um estudo de caso, o livro contém algumas possibilidades extraídas da vida profissional, o que possibilita uma compreensão da noção da categoria empregabilidade utilizada por muitos intelectuais

Esperando brindar nosso público com o registro de parcela da produção atual na área da psicologia convido os leitores a enviarem suas contribuições à Revista para que possamos mantê-la como um fórum privilegiado de discussão.

 

 

Creative Commons License