SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número12A criação fotográfica e o aumento da potência de ação: experiências e possibilidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicopedagogia

versão impressa ISSN 1676-1049

Cad. psicopedag. v.7 n.12 São Paulo  2008

 

EDITORIAL

 

O presente número de Cadernos de Psicopedagogia, volume 7, número 12, mantém a proposta inicial: abranger diferentes abordagens psicológicas para a análise do fenômeno aprendizagem.

Mantém ainda a proposta de internacionalização publicando artigos oriundos de diferentes países. São 7 artigos de autoria de pesquisadores de vários pontos do Brasil (São Paulo, Santa Catarina), da Argentina (Buenos Aires, Córdoba) e da Espanha (Valência).

Iniciamos com relato de experiência de trabalho em Psicologia Social-Comunitária na qual utilizou-se a fotografia como instrumento de intervenção psicossocial, junto a sete jovens moradores de uma localidade da periferia de Florianópolis.

O segundo artigo “Estudio sobre las consecuencias del maltrato infantil en el desarrollo del lenguaje” traz questões relacionadas às consequências do maltrato infantil para o desenvolvimento da linguagem.

Em “Procesos de simbolización y trabajo de historización en la adolescência” Julián Nicolás Grunin explora a função do trábalo de historização na adolescencia à partir das contribuições de Piera Aulagnier.

No artigo seguinte, “Indisciplina e intervenção psicológica em sala de aula: Relato de experiência” as autoras trazem experiência de intervenção psicológica junto a uma turma de 3a série de uma escola pública federal. Atendendo a queixa da professora relativa à “indisciplina” que caracterizava a turma, foram realizadas observações em sala de aula e atividades com os alunos.

O quinto artigo apresenta os resultados de pesquisa em que se compara as habilidades de produção de texto escrito de dois grupos de estudantes do ensino básico diferenciados pelo método de ensino: a proposta psicogenética elaborada a partir do trabalhos de Ferreiro e, a proposta de alfabetização intercultural de Borzone desenvolvida à partir da psicologia cognitiva e a teoria sócio-histórico-cultural.

O artigo seguinte discute a relação entre nível socioeconômico e qualidade do entorno familiar na infância.

Finalmente, no artigo “Considerações acerca da atualidade da teoria winnicottiana no aprender a falar, a ler e a escrever”as autoras trazem importante contribuição ao debate sobre aprendizagem da leitura e escrita.

Neste número gostaria de agradecer de público a postura e a paciência da comunidade cientifica frente aos atrasos da revista Cadernos de Psicopedagogia, em especial aos autores que poderiam ter seus artigos publicados em outras revistas qualificadas mas aguardaram o nosso número, ainda que em atraso.

Dependemos, neste momento da submissão de manuscritos de qualidade para mantermos a publicação acelerada de números sucessivos, de maneira que possamos colocar em dia a publicação da revista. A todos o meu muito obrigada.

Editora

Creative Commons License