SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue14Ethical development of children and psycopedagogy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicopedagogia

Print version ISSN 1676-1049

Cad. psicopedag. vol.8 no.14 São Paulo  2010

 

RESENHA

 

Dicionário histórico de instituições de Psicologia no Brasil

 

 

Cleomar Azevedo1

Centro Universitário FIEO

 

 

Endereço para correspondência

 

 

Ana Maria Jacó Vilela (Org). Rio de Janeiro: Edt. Imago; Brasília, DF; 2011

Uma das características da sociedade contemporânea é a rapidez com que os fatos acontecem, se sucedem e se renovam, sem tempo de o homem fixar as formas, a essência, o sentido de cada instante ou de cada fase da existência. Nesta conjuntura, vem a lume o trabalho de um grupo de pesquisadores, conscientes da necessidade de levantar aspectos importantes da história da Psicologia, através de dados e informações que perfazem o caminho de instituições que contribuíram para a construção da Psicologia no Brasil.

O ponto de partida para esse trabalho de pesquisa e sua sistematização recai, indiretamente, nas próprias experiências vividas ao longo da carreira de um grupo de pesquisadores e profissionais envolvidos e interessados com a área da Psicologia. Eles perceberam a importância e a necessidade de pesquisar e registrar as contribuições legadas pelas instituições que contribuíram e fizeram ou fazem parte da Psicologia no Brasil. O estudo surge para suprir uma lacuna de informações básicas do percurso histórico de instituições que continuam como referência para esta área.

O Grupo de Trabalho (GT) de Historia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), em parceria com o Conselho Federal de Psicologia, que publicou em 2001 o Dicionário Biográfico da Psicologia Brasileira - Pioneiros, responsável por este projeto, contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que envolveu o Programa de pós-graduação em Psicologia Social da UERJ, o Programa de Educação da UFMG e o Programa de Psicologia Social da PUC-SP.

O Dicionário contem 265 verbetes referentes a Instituições de Psicologia, organizados em ordem alfabética, segundo exigência de apresentar um sentido amplo, abarcando o que é normalmente referido como "Saberes Psi". Para a organização do dicionário foi necessário delimitar questões como a definição de "instituição", e o conteúdo que faria parte deste volume.

A decisão priorizou elencar somente estabelecimentos, associações e organizações, deixando para outro volume periódicos, congressos e legislação.Destaca-se também o critério de inclusão, no dicionário, das instituições que tiveram sua criação datada até a década de 1980. De acordo com a História da Psicologia no Brasil, nesta época ocorreu uma grande expansão de instituições de Psicologia e Psicanálise, o que exigiria do grupo de pesquisadores uma dedicação mais voltada àquele momento, e ainda enfrentar casos de instituições com duração mínima. Entre os critérios utilizados, priorizou-se a existência de sinais de pioneirismo da instituição, como formação de pessoal, publicações e criação de novos campos de atuação.

A decisão de elaborar um dicionário decorreu da necessidade de reunir uma gama de informações capaz de traduzir razoável coerência interna. A redação, do texto, feita em linguagem direta, valoriza-se pela tonalidade afirmativa e sem adjetivações.Todos os verbetes passaram por parecer duplo e revisão conjunta. A preocupação do grupo de pesquisadores resultou na elaboração de um instrumento de difusão democrática do conhecimento, que poderá se transformar em "uma fonte organizada de consulta sobre diferentes instituições de psicologia".

Pensando em subsidiar os leitores desta resenha, pinçamos aleatoriamente um verbete, para termos uma amostra do caminho percorrido pela instituição em foco. Lê-se na página 282:

"Instituto de Educação Estadual de Maringá-1966" -Escola secundária Amaral Fontoura(1958-1966). Escola Normal Secundária de Maringá –(1955-1958). Informações: data e decreto de fundação, nome do primeiro diretor, caráter público, duração do curso e formação, contribuição da disciplina de Psicologia Educacional. Entre os convidados ilustres que visitaram o instituto, figura o psicólogo e sociólogo Amaral Fontoura, a professora Ruth Linhares Henriques convidada a falar sobre Psicologia Infantil. No percurso histórico do relato, que aparece no verbete, através de legislação, fatos ocorridos e diversos eventos demonstram a contribuição e a participação da instituição, e seu envolvimento até hoje com a área da Psicologia, inclusive.No que tange ao curso de Psicologia, pois desde 2008 ,a disciplina Pratica de ensino foi realizada em parceria com o Instituto de Maringá.

Conforme já observamos, todos os 265 verbetes estão em ordem alfabética. Segue o nome atual completo (ou o último) da instituição, da sigla – ou forma como é mais comumente conhecida - entre parênteses. Em seguida, a data de criação e eventual dissolução, enumeram-se as referências e nomes dos autores. Após os verbetes, há três anexos: o primeiro sobre os autores com titulação e instituição da qual faz parte. O próximo anexo é o Índice Onomástico de personagens citados no Dicionário e o último, o Índice Remissivo de Instituições que fazem parte do dicionário.

A grande contribuição desse dicionário é registrar, através do esforço de um grupo de pesquisadores, colaboradores, coordenadora e organizadora, uma proposta de resgate das contribuições de diferentes instituições no Brasil em uma determinada época, com um encaminhamento metodológico desenvolvido de acordo com a pesquisa feita em diferentes regiões do Brasil. Consideram-se dados importantes, suas implicações e o rigor cientifico que deve perpassar esta proposta de publicação. Como menciona sua organizadora, é difícil dizer que esse trabalho está concluído, ele apenas inicia um projeto mais amplo, que deverá ser desenvolvido...

 

 

Endereço para correspondência
Centro Universitário FIEO
Programa de Pós graduação em Psicologia Educacional
Campus Vila Yara Av. Franz Voegeli, 300,
CEP 06020-190 Vila Yara, Osasco, São Paulo
Tel. (11) 3651-9999
Fax (11) 3651-9999 Ramal 9700
e-mail: cleomar.Azevedo@uol.com.br

Recebido em : 08/02/2011
Aceite final em : 15/03/2011

 

 

1Doutora em psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Pós-doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Creative Commons License