SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Metodologia IRDI nas creches: relato de experiência na rede pública e privada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Semina: Ciências Sociais e Humanas

versão On-line ISSN 1679-0383

Semin., Ciênc. Soc. Hum. vol.39 no.1 Londrina jan./jun. 2018

 

Editorial

Editorial

 

 

Maíra Bonafé Sei

Universidade Estadual de Londrina

 

 


Apresentação

A revista Semina: Ciências Sociais e Humanas é uma revista editada pela Universidade Estadual de Londrina, estando sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, que no ano de 2018 completa 40 anos de existência. São décadas de um árduo trabalho seja para simplesmente existir, mantendo um fluxo contínuo de submissões e buscando primar pela periodicidade, seja para ampliar a qualidade do material publicado, a disseminação do periódico em novas bases de dados com a possibilidade de contar com novos indexadores.

Compreende-se que a tarefa de uma revista como a Semina: Ciências Sociais e Humanas é complexa. Trata-se de um periódico que abrange áreas diversas que compõem o grande campo das Ciências Sociais e Humanas. Deve-se, assim, deve primar pelo respeito aos indicadores que a CAPES estabelece para cada área de avaliação, checar quais são os critérios e indexadores considerados, além de contar em seu corpo de Editores de Seção com colegas destes variados campos do conhecimento, que possam contribuir para que seja feita uma boa avaliação dos artigos. Por meio de um esforço coletivo de toda equipe editorial, tem-se conseguido cada vez mais trilhas os caminhos para uma melhora na qualificação do periódico, sendo que para o ano de 2018 passa-se a contar com a publicação da Semina: Ciências Sociais e Humanas também no portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC).

No que se refere aos artigos publicados no v. 39, n. 1, de 2018, as contribuições se dividem em oito artigos. O número inicia-se com o artigo “A gestão educacional com o i-Educar: análise da viabilidade de implantação no município de Palotina - Paraná”, que analisa a aplicação do software livre i-Educar na gestão escolar. Segue-se com o artigo “Pedagogia hospitalar: intervenções na unidade pediátrica a partir da Contação de Histórias” que intentou estruturar e avaliar a estratégia da Contação de Histórias empregada junto a crianças hospitalizadas. O terceiro artigo a compor este número, “Arte Visionária e Surrealismo: Estabelecendo Relações Comparativas”, configura-se como uma pesquisa bibliográfica que almejou discorrer acerca do surgimento, características, representantes da Arte Visionária e suas relações com a Arte Surrealista. Como quarto artigo, temos “Metodologia IRDI nas creches: relato de uma experiência na rede pública e privada”, que apresenta o acompanhamento de educadoras de dois Centros de Educação Infantil realizado por meio da metodologia IRDI. Tem-se, então, o artigo “Homossexualidade e perversão no campo da psicanálise”, estudo teórico sobre o tema da homossexualidade a partir da consulta às obras de Freud e Lacan. Segue com o artigo “Significados das práticas de cuidado em saúde no ritual de iniciação do candomblé de Ketu” que trata dos significados das práticas de cuidado em saúde dentro dos rituais iniciatórios nos terreiros de candomblé de Ketu a partir de entrevistas com pais/mães de santo de Manaus/ AM. O sétimo artigo, intitulado “Agenda legislativa da CNI de 2010 a 2017: uma proposta de análise de conteúdo”, discute a agenda legislativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), utilizando da análise de conteúdo, no período em questão. O número é finalizado com o artigo “A transferência na relação analítica: um retorno a Freud e Ferenczi”, estudo bibliográfico que discorreu sobre a transferência na relação analítica, tendo em vista as contribuições de Freud e Ferenczi.

Boa leitura!

Creative Commons License