SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2BNCC of secundary education in the context of law no. 13.415 / 2017: challenges and perspectives for youth of the public schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Semina: Ciências Sociais e Humanas

On-line version ISSN 1679-0383

Semin., Ciênc. Soc. Hum. vol.40 no.2 Londrina July./Dec. 2019

 

Editorial

Editorial

 

 

Maíra Bonafé Sei

Silvio Cesar dos Santos Alves

Universidade Estadual de Londrina

 

 


A revista “Semina: Ciências Sociais e Humanas” se configura como uma revista que visa publicar artigos de campos do saber que compõem a grande área de Ciências Sociais e Humanas, e tal missão apresenta vantagens e desvantagens. Por um lado, a possibilidade de acolhimento de contribuições diversas aponta para a riqueza da área, em suas múltiplas vias de construção do conhecimento. Por outro, há o risco de os artigos publicados a cada número se mostrarem demasiadamente díspares, caso não se estabeleça um diálogo entre as temáticas debatidas. Tendo em vista essas possibilidades, tem-se buscado agregar em dossiês os artigos originais submetidos espontaneamente pelos autores. Assim, no v. 39, n. 2, de 2018, foi organizado o dossiê “Mundo(s) do trabalho, Modo(s) de trabalhar”. Já no v. 39, n. 1, de 2019, veio a público o dossiê intitulado “Saúde Mental em Debate: perspectivas psicológicas”. Fecha-se esse processo com o v. 39, n. 2, de 2019, que traz o dossiê intitulado “Multiplicidade na Educação: reflexões e pesquisas”, composto pelos cinco artigos na sequência apresentados.

O primeiro artigo, de autoria de Graziele de Jesus Pestana e Ângela Maria de Sousa Lima, cujo título é “A BNCC do ensino médio no contexto da lei nº 13.415/2017: desafios e perspectivas para as juventudes das escolas públicas”, realizou um levantamento bibliográfico sobre a produção acadêmica acerca da reforma do Ensino Médio. Daniel Dall’Igna Ecker, no artigo “Pesquisa-experiência em educação ambiental: exercícios (eco)lógicos para gestão dos resíduos”, compartilhou os achados obtidos a partir de uma pesquisa-experiência sobre exercícios ecológicos possíveis de ambiental, no campo da gestão dos resíduos humanos. Já o artigo “O exame nacional do ‘bom’ professor sob um olhar reflexivo”, de Raquel Silvano Almeida e Luciana Grandini Gonçalves Cabreira, discutiu uma proposta de exame nacional docente, tecendo considerações acerca dos aspectos que, segundo o documento, caracterizariam um “bom professor”. O quarto artigo, intitulado “Percepção do envolvimento parental e o desempenho escolar de crianças do Ensino Fundamental I”, de autoria de Júlio Antônio Moreira Gomes e Neide de Brito Cunha, objetivou, por meio de uma pesquisa quantitativa, examinar a relação entre o envolvimento parental e o desempenho acadêmico das crianças. Por fim, o dossiê é finalizado com o artigo de Dayane Rita de Souza Cirino e Didie Ana Ceni Denardi, que analisa currículos de cursos de Letras Português-Inglês, com o intuito de identificar possíveis espaços de ensino-aprendizagem de Inglês no campo da educação infantil.

Constam nesse número outros três artigos, que abordam temáticas diversas, iniciando a seção de artigos originais com o texto “Call of Cthulhu: A imagem das criaturas lovecraftianas no jogo Dark Corners of the Earth”, de Levy Henrique Bittencourt Neto, que propôs o estudo da imagem de três criaturas: Shoggoth, Cthulhu e Dagon; baseadas nos livros do escritor H.P. Lovecraft e presentes no referido jogo. Já o artigo “A Mulher no Telejornalismo Esportivo: Ponderações sobre o Programa Globo Esporte São Paulo”, de Jéssica Beatriz Backer Gebhardt, Michele Negrini e Christian Dias Nunes, investigou a participação da mulher no espaço do telejornal esportivo, focalizando o programa Globo Esporte São Paulo. Esse número é finalizado com o artigo “Diagnóstico diferencial em psicanálise: especificidades na prática clínica com um paciente depressivo”, de Amanda Lays Monteiro Inácio, que discorreu sobre a complexidade do trabalho clínico com pacientes depressivos à luz da teoria psicanalítica, apontando para a importância do diagnóstico diferencial nesse contexto.

Espera-se que a leitura seja enriquecedora e suscite reflexões e aprendizado!

Creative Commons License