SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1O manejo na psicoterapia psicanalítica: uma visão winnicotiana author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Psic vol.3 no.1 São Paulo June 2002

 

EDITORIAL

 

Estamos trazendo a público mais um número da PSIC Revista de Psicologia da Vetor Editora Psico-Pedagógica Ltda.

Temos procurado a cada novo número da revista publicar artigos que possam contribuir para enriquecer o conhecimento dos profissionais e dos estudantes de Psicologia e das áreas afins trazendo trabalhos realizados em diferentes linhas teóricas da Ciência Psicológica e variados campos de atuação dos psicólogos.

Procurando melhorar cada vez mais a qualidade da revista estamos sempre procurando novos colaboradores entre nossos colegas de profissão. Assim é que a partir deste número passamos a contar com duas novas editoras assistentes, a Profa. Associada Tânia Maria José Aiello Vaisberg, Profa. Livre Docente do Instituto de Psicologia da USP e a Profa. Leia Prirzkulpik, Profa. Dra. do mesmo Instituto. Ambas são professoras com uma vasta produção e ampla experiência em orientação de pesquisas e trabalhos, que prestaram valiosa contribuição para Q desenvolvimento da Psicologia em nosso meio e que sem dúvida enriquecerão a revista com seus conhecimentos, sugerindo e indicando novos e importantes trabalhos para serem publicados.

Neste número apresentamos nove artigos. O primeiro fala sobre o manejo na psicoterapia psicanalítica, sob urna visão winnicotiana, enfocando um autor muito atual na área da psicanálise - D.W. Winnicott.

Em seguida um estudo abordando o Inventário SF-36, que avalia qualidade de vida dos alunos de um curso de Psicologia, no interior do estado de São Paulo, mais precisamente em Lorena. Sobre este assunto temos ainda outro artigo, visando agora pessoas deprimidas.

Sobre psicoterapia grupal de crianças temos um excelente trabalho de um grupo de psicólogos argentinos, onde se observa o emprego de técnicas de avaliação psicológica na verificação de mudanças que ocorrem nesta forma de intervenção. Preferimos manter a apresentação em espanhol, já que é uma contribuição de colegas da América Latina. Desta forma, a revista Psic vai se tornando também um veículo de divulgação do que se produz em psicologia fora de nosso país, numa realidade cada vez mais próxima à nossa.

Temos outras contribuições na área da avaliação psicológica, tais como o estudo da estrutura da personalidade de pessoas com diabetes que participam de grupo psico-educativo; o estudo de cuidadores familiares de pacientes com graves enfermidades hematológicas, todos trabalhos desenvolvidos por psicólogos no Instituto Central da Faculdade de Medicina da USP; vale a pena, também, verificar o estudo apresentado por um grupo de psicólogos do instituto de Psiquiatria da mesma Faculdade, o qual enfoca séria patologia psiquiátrica, permitindo observar a utilidade de nossos instrumentos na compreensão da esquizofrenia.

Um dos artigos focaliza outra importante área de atuação do psicólogo vinculado a área forense e judiciária que trata da reabilitação criminal. Finalmente, para encerrar de forma objetiva temos o trabalho que trata do tema da vitimização e violência contra a criança, tema muito atual, abordando a questão da negligência.

Esperamos com este número da revista Psic, que passa a ser publicada semestralmente, enriquecer o conhecimento e provocar reflexões que certamente responderão a indagações que levarão a novos estudos abrangendo o que vem se produzindo nas áreas de investigação e atuação do profissional.

Leila Cury Tardivo
Editora responsável