SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2Tão longe, tão perto: andarilhos de estrada e a vivência do distanciamento familiar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Psic vol.3 no.2 São Paulo Dec. 2002

 

EDITORIAL

 

Com satisfação estamos lançando mais um número da Revista Psic, da Vetor Editora. Este periódico vem se tornando um importante meio de divulgação e expressão do que vem sendo produzido na área da Psicologia, buscando abrigar trabalhos que empreguem distintas metodologias e linhas teóricas nos mais diversos campos da Psicologia.

Buscando atender a essa vocação de se constituir em um instrumento amplo, o leitor terá neste número uma demonstração disso a partir das relevantes contribuições que poderá encontrar e a partir destas desenvolver suas reflexões.

Iniciamos por um estudo que se insere no que podemos denominar Psicolgia Clínica Social, com reflexões a respeito das características de personalidade de andarilhos de estradas, em que testemunhamos um emprego criativo e válido de instrumentos projetivos. Em seguida deparamos-nos com reflexões psicanalíticas a respeito da questão da morte. A partir do relato de um caso podemos acompanhar as fantasias de uma criança a respeito da morte. Este é um estudo fundamental para o psicólogo clínico, em especial aquele que se dedica à compreensão e ao tratamento de crianças. Apresentamos ainda uma contribuição importante que se insere no campo das técnicas projetivas gráficas, de um lado com o emprego do Teste do Desenho da Figura Humana e de outro em Psicologia Hospitalar, uma vez que focaliza a obesidade mórbida, tema tão atual, e ao qual cada vez mais psicólogos se dedicam. Também na área Hospitalar temos a pesquisa a respeito da cefaléia crônica e suas relações com a psicopatologia, em que as autoras, empregando técnicas objetivas e projetivas, trazem reflexões sobre essa manifestação crônica e as repercussões da mesma no mundo mental das pessoas que sofrem desse mal. É interessante notar o emprego de instrumentos psicológicos de natureza diversa e as possibilidades de complementação e comparação com os mesmos. Outro artigo apresentado aborda o tema da Orientação Profissional, com o emprego de técnicas objetivas, configurando uma pesquisa científica quantitativa. Temos também o texto sobre a hanseniase que se insere como um trabalho baseado numa metodologia clínica, realizado a partir da discussão do discurso do sujeito coletivo. Vale a pena estudar e pensar nos aspectos emocionais de pessoas portadoras de uma enfermidade ainda tão carregada de estigma e que impele o psicólogo a atuar nesse campo. Há ainda outro artigo que trata da Psicologia em suas relações com a área do Direito e da criminalidade, visando a observações preventivas. Uma reflexão teórica vem em seguida, buscando discutir as relações entre a psicanálise e a teoria de desenvolvimento de Piaget. Por fim, apresentamos uma interessante pesquisa científica que emprega os testes psicomotores e projetivos gráficos na área de Psicologia Escolar.

Dessa forma, oferecemos um material interessante para consulta, estudo, reflexões e críticas de estudantes e profissionais de Psicologia. Temos certeza de poder, assim, trazer nossa contribuição para o desenvolvimento cada vez maior da Psicologia como ciência e profissão inserida na realidade de nossos dias.

Profa. Dra. Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo